O comitê de assuntos externos do parlamento turco deu seu consentimento à tentativa da Suécia de se juntar à OTAN na terça-feira, aproximando o país nórdico anteriormente não alinhado da adesão à aliança militar ocidental.
O protocolo de adesão da Suécia agora precisará ser aprovado na assembleia geral do parlamento turco para a última etapa do processo legislativo na Turquia. Nenhuma data foi definida.
A Turquia, membro da OTAN, atrasou a ratificação da adesão da Suécia por mais de um ano, acusando o país de ser muito indulgente com grupos que Ancara considera como ameaças à sua segurança, incluindo militantes curdos e membros de uma rede que Ancara culpa por um golpe fracassado em 2016.
O comitê de relações exteriores do parlamento turco começou a discutir a adesão da Suécia à OTAN no mês passado. Mas a reunião foi adiada depois que os legisladores do partido no poder de Erdogan apresentaram uma moção de adiamento, alegando que algumas questões precisavam de mais esclarecimentos e que as negociações com a Suécia não haviam “amadurecido” o suficiente.
Na terça-feira, o comitê retomou suas deliberações e uma grande maioria dos legisladores do comitê votou a favor do pedido da Suécia para participar.