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Home Agronegócio

Suinco puxa o avanço das exportações de carne suína: Brasil cresce 6,4%, e cooperativa mineira sobe 300%

Cooperativa embarca quase 250 toneladas em 2025, consolidando presença no mercado internacional

Fernanda Rossini por Fernanda Rossini
13/03/2025
em Agronegócio
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Estande da Suinco

Estande da Suinco

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As exportações brasileiras de carne suína começaram 2025 em ritmo acelerado, registrando um crescimento de 6,4% no volume embarcado em janeiro, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Impulsionando esse cenário, a Suinco, cooperativa localizada em Patos de Minas (MG), registrou um aumento expressivo de aproximadamente 300% em suas exportações neste ano em relação ao mesmo período de 2024. Quase 250 toneladas de carne suína foram embarcadas para diferentes mercados só neste ano, fortalecendo a presença da empresa no comércio exterior.

Para Weber Vaz de Melo, diretor comercial e industrial da Suinco, esse crescimento reflete o planejamento estratégico da cooperativa, que tem investido fortemente em qualidade, inovação e expansão de mercado. “Nossa meta para 2025 é continuar fortalecendo nossa presença global, aproveitando o aumento da demanda por carne suína brasileira. O setor segue com perspectivas positivas, e estamos preparados para atender esse movimento de mercado com eficiência e alto padrão de qualidade”, afirma o executivo.

Novas certificações impulsionam exportação para as Filipinas e Singapura

A Suinco vem ampliando significativamente sua atuação global. Recentemente, a cooperativa conquistou a certificação para exportação de carne suína para as Filipinas, um dos mercados que mais cresceram na importação da proteína brasileira nos últimos anos. Além disso, a empresa já está certificada e acaba de despachar seu primeiro lote de carne suína para Singapura, consolidando-se como um player relevante no comércio internacional.

“Nossa expectativa é fornecer produtos que diferem do interesse nacional e que possuem maior valor agregado ao exterior. Ainda temos mais habilitação em andamento para o Vietnã.” – completa Weber Vaz de Melo, diretor comercial e industrial da Suinco.

Desde que iniciou suas operações de exportação em 2015, a Suinco tem expandido sua lista de destinos, que inclui países como Argentina, Uruguai, Hong Kong e Cuba. Com um planejamento sólido e estratégico, a cooperativa segue investindo para ampliar sua atuação em mercados internacionais, promovendo a carne suína brasileira como uma opção de alta qualidade e segurança alimentar para consumidores em todo o mundo.

Tags: #pecuáriaAgronegócioMercado
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