No último relatório anual da Capgemini, “Um Mundo em Equilíbrio”, 57% dos executivos entrevistados afirmaram que suas empresas repensam o modelo de negócio para se tornarem mais sustentáveis. O número, bem maior do que os 37% registrados no ano anterior, demonstra a preocupação crescente com o futuro do planeta. E isso acontece principalmente entre as gerações mais novas: segundo o estudo “Gen Z and Millennial Survey” deste ano da Deloitte, cerca de 64% da geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – está inclinada a pagar um valor superior por produtos ou serviços que sejam ambientalmente sustentáveis.
Uma pesquisa de 2019 da rede social Yubo mostrou ainda que, para 34% dos jovens dessa faixa etária que desejam empreender, contribuir para mudar a realidade é uma razão relevante para abrir uma empresa. Não por acaso, jovens empreendedores estão protagonizando uma transformação no mercado ao investir em negócios que geram lucro e, ao mesmo tempo, se comprometem com o meio ambiente.
Uma das empresas que se destaca nesse cenário é a Wash Me, fundada por João Salvatori e Marcelo Lopes. A startup utiliza apenas um copo d’água por veículo, método 100 vezes mais econômico do que os tradicionais, e produtos biodegradáveis.
A ideia começou quando Salvatori ainda estava na faculdade, em uma disciplina de empreendedorismo. “O trabalho final era desenhar o modelo de negócios de uma empresa, do zero. Depois de outras duas ideias, também ligadas a ESG, o segmento de lava-rápidos ecológico foi o escolhido, já que não demandava muita estrutura e dinheiro para sair do papel”, conta o CEO, Salvatori, hoje com 27 anos.
Já a RefilMe é outra empresa jovem que chama atenção pelo impacto positivo no meio ambiente. Fundada pelas irmãs Isabela e Flávia Vitoi, especializada em mídia out of home, a empresa dedica-se ao fortalecimento de marcas através de suas estações móveis de hidratação para eventos e espaços públicos. A empresa promove a sustentabilidade ao reduzir o consumo de garrafas plásticas de uso único. Com um portfólio que inclui empresas como Allianz, Shell, Brahma, Budweiser, Suzano e Banco do Brasil, a RefilMe colabora com organizações que compartilham o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Gerar visibilidade para outras marcas enquanto promove sustentabilidade é parte central do sucesso de mais um negócio, o PremiaPão. Neste caso, através de publicidade em sacos para padarias. A franquia existe desde 2015 e trabalha com papel biodegradável, além de realizar ações para diminuição de impacto ambiental, como plantio indireto de árvores. A empresa, que já estampou embalagens para marcas como Polishop, Subway, Claro e Ortobom, trabalha exclusivamente com materiais biodegradáveis e tintas atóxicas.