O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), tem um novo associado, o Grupo Force, que em parceria com Tramontina e Havaianas, desenvolveu um produto inovador: pneus para carrinhos de mão, pisos de academia e tapetes feitos a partir de borracha reciclada.
Desde o desenvolvimento da parceria já foram transformados em pneus mais de 4.000.000 de unidades, oferecendo ao mercado uma solução sustentável que alia desempenho, durabilidade e redução de impacto ambiental por ser o único pneu no mundo que tem as mesmas características do pneu convencional (pneu com câmara de ar), porém entregando um custo-benefício de 6x mais, em quesitos de durabilidade, preço e ergonomia para o trabalhador.
O produto vem apresentando resultados expressivos. Nos últimos 5 anos, o Grupo Force com a introdução dos Pneus e Pisos de borracha reciclada de Havaianas cresceu mais de 300%. Para os próximos 24 meses, a expectativa é de crescimento de 70%, com expansão da produção e abertura de novos mercados.
Para Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos no Think Plastic Brazil, a entrada do Grupo Force no programa reforça o potencial de inovação da indústria nacional no cenário internacional. “O Grupo Force é um exemplo concreto de como a combinação de inovação, sustentabilidade e parcerias estratégicas pode gerar produtos competitivos para o mercado global. A atuação da empresa em feiras e missões comerciais promovidas pelo Think Plastic Brazil mostra a força da internacionalização como caminho para ampliar negócios e levar soluções brasileiras sustentáveis para o mundo”, afirma.
A entrada em feiras internacionais e missões comerciais promovidas pelo Think Plastic Brazil tem sido fundamental para a internacionalização do produto. O Grupo Force já está em negociação do produto com o Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai, Chile, Porto Rico, Colômbia, México, Estados Unidos e Nova Zelândia, estabelecendo contatos com potenciais distribuidores e clientes.
Rafael Porto, CEO do Grupo Force, ressalta a importância das feiras. “A participação do Grupo Force em feiras internacionais está sendo estrategicamente importante na consolidação e nos planejamentos de crescimento para os próximos 24 meses, criando também possibilidades futuras de unidades fabris do Grupo Force em locais estratégicos como nos Estados Unidos, México e Canadá”, destaca.
O Grupo Force planeja expansões futuras para outros países junto ao Think Plastic Brazil, consolidando sua presença internacional e ampliando o impacto positivo da sustentabilidade em sua estratégia de crescimento.
“O Think Plastic Brazil está sendo imprescindível neste projeto para que nosso crescimento seja ainda mais célere, pois não apenas promovendo Feiras, mas trazendo soluções que profissionalizam e aprimoram nossas indústrias na consolidação dos nossos produtos em todo o mundo, criando conexões e caminhos que muito das vezes seriam mais longos”, completa Rafael Porto.