A Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, anunciou nesta quarta-feira a criação de uma joint venture global com a Kimberly-Clark, multinacional americana referência no setor de higiene e cuidados pessoais. Com um investimento de US$ 1,734 bilhão, a Suzano passa a deter 51% da nova empresa, enquanto a Kimberly-Clark mantém os 49% restantes.
A nova companhia nasce com a missão de liderar o mercado global de papel tissue – que inclui produtos como papéis higiênicos, guardanapos, lenços faciais e toalhas de papel – com presença em mais de 70 países e 22 fábricas distribuídas por 14 nações na Europa, Ásia, Oriente Médio, América do Sul, América Central, África e Oceania. A capacidade instalada da operação é de cerca de 1 milhão de toneladas por ano.
Além das marcas regionais, a joint venture contará com o licenciamento de nomes icônicos como Kleenex, Scott, Cottonelle, WypAll, Viva e Kimberly-Clark Professional.
“A parceria marca um novo capítulo na estratégia da Suzano de se aproximar cada vez mais do consumidor final, integrando nossa base florestal e capacidade industrial com marcas líderes em seus mercados. Trata-se de um passo ousado e alinhado ao nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore”, afirma Walter Schalka, CEO da Suzano.
A transação ainda depende da aprovação de órgãos reguladores e da conclusão de condições contratuais. A expectativa é que a operação seja finalizada até meados de 2026. A Suzano também terá, a partir do terceiro ano da conclusão do negócio, a opção de adquirir a participação remanescente da Kimberly-Clark.
Para a Kimberly-Clark, o movimento permite foco em mercados estratégicos e de maior rentabilidade, como cuidados pessoais e a operação na América do Norte. Já para a Suzano, a nova empresa representa uma oportunidade de diversificação, sinergia operacional e presença fortalecida no mercado global de bens de consumo.
Sobre a Suzano
A Suzano é líder global na produção de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papel da América Latina. Com mais de 100 anos de história, a empresa está presente em mais de 100 países e atua com foco em inovação, sustentabilidade e soluções baseadas em recursos renováveis.