A preferência pelo custo x benefício e integração em detrimento de aplicações separadas da marca tornou-se uma tendência crescente tanto no cenário empresarial brasileiro quanto internacional. Softwares que oferecem recursos equivalentes, com integração nativa e melhor fluidez garantem uma operação mais ágil e menos custosa, proporcionando uma vantagem competitiva significativa para os negócios, especialmente para aqueles que buscam escalabilidade com custos mensais mais acessíveis. Um exemplo desse movimento é o da Solintel, atuante no setor de atendimento a provedores de internet, detentora de 22% do mercado nacional, com quase 200 colaboradores, e que presta serviço para cerca de 3 mil empresas espalhadas em 93% do país.
A Solintel optou por trocar o Google Workspace pela solução apresentada pela Br24 em 2022. Em um ano, a economia de recursos ultrapassa os R$ 500 mil, representando um corte de 50% nos gastos com sistema de gestão. Além disso, os custos da antiga fornecedora aumentavam à medida que os negócios da Solintel cresciam, criando uma pressão que inibia a expansão “Há um movimento de empresas trocando gastos imensos, até exorbitantes, em plataformas que oferecem mais status do que aumento proporcional de resultados, por soluções que entregam a mesma coisa de forma integrada e custam até 10 vezes menos”, observa Filipe Bento, especialista em tendências e inovações em gestão empresarial e CEO da catarinense Br24.
Segundo Filipe, o software indicado para a Solintel foi para integração de todas as áreas e automação das rotinas de atendimento e back office: Bitrix24, uma plataforma all-in-one, que reúne 35 ferramentas em uma só plataforma. O período de implementação aconteceu de modo rápido: em apenas quatro meses, o novo sistema já estava operando de forma totalmente automatizada e integrada. As principais ferramentas utilizadas incluíram as destinadas justamente a projetos e tarefas, com gestão automatizada de todas as áreas, incluindo a comunicação interna e com clientes.
“Estávamos tendo um custo muito elevado à medida que o negócio crescia. Outro ponto era a gestão. A comunicação interna e as tarefas entre os colaboradores, que eram feitas via e-mail e Skype, geravam baixa documentação e um trabalho enorme para manter histórico e a falta de agilidade na resolução de problemas”, destaca o proprietário da Solintel, Lacier Dias. Com a nova plataforma, ele relata as vantagens obtidas.”Toda atividade, seja ela de responsabilidade dos colaboradores ou diretoria, é aberta como tarefa na ferramenta. Se o colaborador quer sair mais cedo, tem uma automação para isso. Precisa mudar o horário de um estagiário, ou precisa de um mouse que quebrou… tem uma automação para tudo isso. Tudo o que podemos automatizar, nós fazemos”, explica Dias.
O caso da Solintel se mostrou “tão robusto” que os clientes daquela empresa passaram também a utilizar o Bitrix24 em suas operações. “A partir do atendimento e dos serviços prestados pela Solintel, esses clientes experimentaram os benefícios que a nossa plataforma proporciona e passaram a nos procurar também”. Ainda segundo o executivo, a combinação de corte de despesas com eficiência operacional mostra que o all-in-one para uso de dados e inteligência artificial se apresenta como uma tendência que veio para ficar.