Tecnologia goiana para aumento da produtividade da pecuária avança para o mercado externo

A Amazon Mudas, empresa brasileira, com sede em Brazabrantes, Goiás, anunciou seu processo de internacionalização, que começou com um grande projeto de expansão da presença dos insumos da empresa, especializada em clonagem de mudas do capim Tifton 85, para a América do Sul.

O marco de expansão se inicia no Paraguai, no distrito de Carayaó, onde a Amazon Mudas iniciou o plantio das mudas clonadas de Tifton 85 para a melhoria da cobertura vegetal do solo de uma propriedade rural que realiza a criação de gado leiteiro na região. Só nesta unidade, o objetivo é alcançar uma média de 35% a mais de produção de leite, em cerca de três anos, por meio da alimentação dos bovinos com a gramínea. 

A iniciativa destaca ainda mais o estado de Goiás no cenário do agronegócio brasileiro e internacional, consolidando sua força na inovação e tecnologia do agro. Segundo o zootecnista e presidente da Amazon Mudas, Oswaldo Stival Neto, os planos para os próximos passos visam alcançar outros países com produtividade expressiva na pecuária na América do Sul, como Uruguai e Argentina, contribuindo com o aumento da sua produção por meio da ampliação do uso da pastagem Tifton 85, que é conhecida por possibilitar um aumento de até 10 vezes na produção de bovinos no pasto. 

Resultado do cruzamento de uma gramínea de clima temperado dos EUA com uma de clima tropical da África. Esta pastagem, criada em 1992 nos Estados Unidos, tem, entre outras vantagens, cerca do dobro do valor nutritivo que o capim braquiária, que é mais comum nas fazendas brasileiras. Ela também tem maior quantidade de matéria seca (alimento) por hectare e mantém cobertura densa que protege o solo contra a erosão, diferente das touceiras de outras pastagens. Com isso, é possível saltar da média de uma para sete cabeças por hectares e uma produção média de 40 arrobas por hectare sem o uso de ração.

Mesmo com todos os benefícios, o Tifton 85 não era largamente utilizado na América do Sul por conta do gargalo do plantio, pois suas sementes não germinam e este foi, justamente, o problema solucionado pela tecnologia de clonagem de mudas desenvolvida pela empresa brasileira Amazon Mudas, trazendo maior efetividade para sua implantação.

A companhia realiza o cultivo de mudas matrizes, promove seu melhoramento genético, depois transporta para os pastos e realiza o plantio de forma similar ao de tomate ou batata, usando plantadeiras.

Sair da versão mobile