Tecnologia vai ajudar a Repsol a transformar resíduos em combustíveis renováveis

O processo Ecofining, da Honeywell vai ajudar a converter, aproximadamente, 240 mil toneladas métricas por ano de resíduos/matérias-primas em diesel renovável e outros produtos, contribuindo para a redução da pegada de carbono da empresa

Honeywell foi a escolhida pela Repsol para produzir combustíveis renováveis a partir de matérias-primas como óleo de cozinha usado e gordura animal residual nas instalações da companhia em Puertollano, Espanha. A previsão é que esta planta irá atuar na conversão de aproximadamente 240 mil toneladas métricas por ano de resíduos/matérias-primas em diesel renovável e outros produtos, com o apoio da tecnologia Honeywell Ecofining.

O processo Honeywell UOP Ecofining proporcionará à Repsol uma solução eficiente e de alto rendimento para produzir combustíveis renováveis e precursores petroquímicos a partir de matérias-primas residuais.

“Os combustíveis renováveis são um pilar fundamental no nosso compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2050 e a Honeywell fornece-nos a tecnologia de ponta Ecofining para conseguir isso”, disse Berta Cabello, Diretora de Combustíveis Renováveis da Repsol. “Esta será a segunda fábrica da Repsol dedicada exclusivamente à produção de combustíveis 100% renováveis, o que nos permitirá liderar o mercado destes produtos na Península Ibérica, onde já temos mais de 20 postos de abastecimento, a fornecer gasóleo 100% renovável.”

“A tecnologia Ecofining da Honeywell permitirá à Repsol converter economicamente resíduos em combustíveis renováveis e reduzir a sua pegada de carbono”, disse Barry Glickman, vice-presidente e gerente geral da Honeywell Sustainable Technology Solutions. “O diesel renovável e o SAF (tecnologia de conversão de etanol em combustível sustentável de aviação) podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o diesel convencional ou o combustível de aviação.”

O processo UOP Ecofining da Honeywell, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, pode converter óleos usados de origem vegetal, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em diesel renovável e SAF.

A Honeywell agora oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. Além do Honeywell UOP Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui a tecnologia Ethanol to Jet e o recentemente anunciado Honeywell UOP eFining, que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em combustíveis eletrônicos.

A Honeywell recentemente se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono nas suas operações e instalações até 2035. Este compromisso é baseado no histórico da empresa de reduzir drasticamente a intensidade de gases com efeito de estufa nas suas operações e instalações, bem como na sua história de décadas de inovação para ajudar os seus clientes a cumprir seus objetivos ambientais e sociais.

Cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de introdução de novos produtos da Honeywell em 2022 foi direcionado para resultados orientados a ESG para os clientes.

Sair da versão mobile