Tecnologias impulsionam práticas ESG no agronegócio brasileiro

Ganho de produtividade, redução do impacto ambiental e compliance estimulam empresas do setor

Tecnologias avançadas tornaram-se aliadas essenciais para o agronegócio brasileiro na adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Uma pesquisa da McKinsey, que entrevistou 5,6 mil produtores ao redor do mundo, revela que os brasileiros são os mais sustentáveis, com os principais motivadores para práticas ESG sendo maior rendimento e redução dos custos de produção

Essas medidas não só minimizam os impactos ambientais negativos e aumentam a eficiência produtiva, como também melhoram a relação com stakeholders e ampliam os resultados econômicos.

Como líder global na produção e exportação de várias commodities agrícolas, o Brasil enfrenta perspectivas promissoras. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) projeta um crescimento de 20% na produção nacional até 2030 para atender ao aumento da demanda global por alimentos. Para alcançar esse crescimento de forma sustentável e ética, o setor tem investido cada vez mais em tecnologias que reforçam os pilares ESG.

A pesquisa “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio”, realizada pela KPMG para a SAE Brasil e divulgada em fevereiro de 2024, indica que 33% dos entrevistados veem a agricultura de precisão como a principal oportunidade para o agronegócio brasileiro. Esse percentual sobe para 54% quando se considera a integração com ferramentas digitais na gestão dos negócios.

“Por meio de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), sensoriamento remoto, agricultura de precisão, telemetria e sistemas de gestão integrados, é possível coletar, armazenar e analisar dados de todo o processo produtivo, do produtor rural à agroindústria. Soluções especializadas para o agronegócio tornam o processo de tomada de decisão mais preciso e assertivo, já que reduzem o uso de recursos naturais e os impactos ambientais, além de garantirem a governança dos processos em toda a cadeia produtiva, com rentabilidade”, exemplifica Jean Winter, CEO da E-Aware Technologies, empresa do SPRO Group. 

As empresas de agronegócio estão cada vez mais focadas em práticas sustentáveis e na conformidade com regulamentações ambientais. As soluções ajudam a monitorar e gerenciar essas práticas, garantindo que as organizações atendam aos requisitos legais e de sustentabilidade.

Sair da versão mobile