Os temporais afetaram 70% do território do Rio Grande do Sul, com 345 dos 496 municípios registrando algum tipo de dano. Uma parcela da população encontra-se sem acesso a serviços básicos como eletricidade e água, além de enfrentar dificuldades de deslocamento devido a alagamentos e bloqueios em ruas, avenidas e estradas.
O número de mortos em razão dos temporais chegou a 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6). São investigadas outras 4 mortes.
De acordo com o levantamento da Defesa Civil, há 141,3 mil pessoas deslocadas de suas residências, sendo que 19,3 mil estão em abrigos e 121,9 mil encontram-se temporariamente alojadas em residências de familiares ou amigos.
No total, há bloqueios em 102 pontos de rodovias estaduais e 61 de rodovias federais, totalizando 163 interrupções no trânsito. Não é possível chegar a Porto Alegre pela BR-290, com oito trechos fechados na Região Metropolitana. Na BR-386, 13 pontos estão interrompidos.
No total, de acordo com as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no RS, 443 mil clientes estão sem luz nesta segunda-feira. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial divulgou que há 183 mil clientes sem energia na sua área de atuação. Os municípios mais atingidos são Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão.