Controlar os custos fixos e operacionais é um dos maiores desafios enfrentados por empresas que mantêm frotas próprias. A aquisição, gestão e manutenção de veículos corporativos envolvem várias despesas diretas e indiretas, que impactam o orçamento e podem comprometer a eficiência financeira do negócio.
A terceirização de frota é uma solução estratégica para reduzir gastos e liberar capital para outras áreas da operação, já incorporada por grandes empresas. Segundo a X-Fleet – líder no segmento Premium Executive e reconhecida pela qualidade e soluções de mobilidade corporativa – esse modelo pode representar uma economia de até 40% em comparação à manutenção de uma frota própria e passa a contar com um custo fixo mensal previsível, que elimina surpresas e facilita o planejamento orçamentário.
Além das responsabilidades com a compra dos veículos, pagamento de IPVA, licenciamento, seguro, manutenção preventiva e corretiva, bem como a gestão da frota, um dos custos mais relevantes e muitas vezes subestimados na frota própria é a depreciação. De acordo com a Receita Federal, um carro zero perde, em média, 20% do seu valor de mercado a cada ano. Para empresas com dezenas ou centenas de veículos, esse impacto pode representar uma perda ainda mais significativa de patrimônio.
Com a frota terceirizada, esse risco é eliminado, pois a desvalorização deixa de ser uma preocupação do cliente. “É uma simples questão de conta. Os números falam por si na economia gerada quando se terceiriza a frota”, ressalta Heron Gerard, CEO da X-Fleet. “Considerando carros top de linha para diretores, CEO´s, presidentes, que são nosso público-alvo, este ganho é ainda maior devido a desvalorização geral dos luxuosos”, completa. Vale lembrar que os custos de manutenção de uma frota própria crescem muito com o tempo de uso dos veículos.
Outro benefício importante da terceirização é a liberação de capital. Em vez de imobilizar recursos na compra de veículos e manutenção, as empresas podem redirecionar esses investimentos para áreas estratégicas, como inovação, marketing, expansão comercial ou digitalização. Há, também, uma redução na carga administrativa interna e a equipe consegue focar no core business.