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Home Agronegócio

Terminal de Porto Franco registra recorde histórico de toneladas movimentadas

Volume de cargas alcançado no ciclo 2023/2024 é o maior dos últimos 18 anos de operação do terminal

Redação por Redação
25/11/2024
em Agronegócio
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A Agrex do Brasil, empresa subsidiária da Mitsubishi Corporation no setor de agronegócios brasileiro, atingiu um marco significativo ao registrar recorde histórico no volume de cargas operado no terminal intermodal de Porto Franco, localizado no Maranhão, movimentando um total de 512 mil toneladas, durante o ciclo 2023/2024. Este é o maior volume registrado nos últimos 18 anos de operação do terminal.

A empresa, que teve a concessão para continuar a administração do local até 2037, anuncia ainda a conquista das certificações ISO 9001 e 14001, obtidas no mês de outubro, após rigorosa auditoria de qualidade. Segundo o gerente nacional de Infralog da Agrex do Brasil, Edson Dantas, a conquista do mais alto nível em qualidade, saúde, segurança e sustentabilidade será fundamental para aumentar a capacidade, além de garantir a eficiência do terminal.  

Em períodos de alta demanda em Porto Franco, como o registrado no ciclo 23/24, no qual mais de 500 mil toneladas foram movimentadas, o gestor de infraestrutura logística pontua que a operação da Agrex do Brasil se destaca pela sua abordagem de planejamento, ao utilizar o S&OP – sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações, que se refere a um processo integrado que alinha demanda, suprimento e custos na gestão de um negócio. 

Dantas explica que o terminal intermodal de Porto Franco é de extrema importância para a eficiência do agronegócio brasileiro, pois viabiliza o escoamento dos grãos produzidos no Maranhão, Tocantins e Pará pela Ferrovia Norte-Sul até o Porto de São Luís, gerando competitividade e agilidade no escoamento dos grãos.

“O local desempenha papel estratégico de conectividade ao receber caminhões das regiões produtoras, descarregar e armazenar temporariamente, além de carregar os vagões, promovendo uma integração eficiente entre os modais rodoviário e ferroviário”, destaca o gerente. Ele acrescenta ainda que, atualmente, a matriz logística da Agrex do Brasil é composta por 60% de transporte ferroviário e 40% rodoviário, o que contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Com a concessão renovada, o terminal ferroviário de Porto Franco, pertencente à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., continuará sendo administrado pela Agrex do Brasil. Denominada de Lote 4, a área é destinada à armazenagem e movimentação de granéis sólidos agrícolas e tem 37.073,24 metros quadrados. A concessão tem o propósito de manter o pátio como um polo de carga de destaque na operação de transbordo ferroviário, contribuindo para reduzir o custo logístico na exportação dos grãos de parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil 

Tags: AgrexAgronegócioCargasInvestimentosPorto Franco
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