A Tess AI, plataforma de agentes de inteligência artificial criada no Rio de Janeiro, se prepara para um salto significativo no segundo semestre de 2025: buscar um aporte internacional de US$ 30 milhões. O objetivo da captação é escalar sua atuação para o nível global. Voltada para o mercado corporativo, a Tess combina as principais ferramentas de IA do mundo, permitindo que elas colaborem na criação de agentes focados em solucionar “dores” específicas das empresas, atuando em áreas como marketing, jurídico, financeiro e logística.
Com uma proposta de negócios ainda pouco explorada globalmente – a principal concorrente da Tess é a chinesa Manus AI –, a plataforma, idealizada pelo empresário Rica Barros, tem apresentado um crescimento acelerado desde seu lançamento. Em novembro, quando foi oficialmente lançada, a Tess faturava cerca de R$ 20 mil. Em junho, a receita projetada foi de R$ 2,8 milhões. “Com o desempenho do primeiro semestre e a projeção de crescimento para a segunda metade do ano, estimamos que a receita do primeiro ano completo da Tess será de R$ 50 milhões“, afirma Barros.
Apesar de ser um negócio em estágio inicial, a Tess já atraiu a atenção de gigantes da tecnologia, como o Google, que investiu mais de R$ 1 milhão na empresa. Os controladores da Tess são os sócios da Pareto, negócio fundado por Rica Barros em 2012, que se tornou referência em soluções de marketing com IA. A Pareto recebeu quatro Global Innovation Awards, do Google, e atualmente fatura R$ 40 milhões por ano. Juntas, Tess e Pareto têm cerca de cem profissionais.
“Recebemos propostas de investimento na Pareto, mas, como sempre foi superavitária, nunca concretizamos um acordo. A situação da Tess é diferente: por ser um negócio de grande escala, precisará de capital até atingir a lucratividade“, explica Rica Barros. “Os investimentos em inteligência artificial são maiores no exterior – por isso, acreditamos em uma parceria internacional. O road show deve começar em novembro.”
A plataforma de agentes já contabiliza 2,2 milhões de usuários, sendo 55 mil pagantes. A maior parte das assinaturas é adquirida por corporações, que determinam o número de funcionários com acesso à Tess. “Somos uma ferramenta para empresas preocupadas não só com a performance das soluções de IA, mas também com a segurança dos dados utilizados nessas plataformas.”