A The Bakery, referência global em inovação corporativa, e a Neoenergia, protagonista da transição energética no Brasil, estão com inscrições abertas para o desafio DescarbonizAê, que consiste em buscar projetos e soluções de descarbonização para grandes festivais de música. A chamada visa atrair startups, empreendedores, pesquisadores, inovadores e demais especialistas interessados em escalar suas soluções para o maior festival de música do Brasil ao lado de empresas de alcance global.
As inscrições estão abertas no portal da Neoenergia e se encerram no dia 9 de fevereiro. O foco desta chamada é a busca por propostas inovadoras que impactem diversas áreas-chave para descarbonizar eventos, como otimização de transportes para reduzir emissões, mensuração de gases de efeito estufa e impacto social, inovação na gestão de resíduos e criação de soluções interativas para envolver o público e promover comportamento sustentável.
O desafio central é: “Como o público pode liderar a redução de emissões de CO2 em grandes festivais de música com soluções escaláveis?”. Para vencerem, as propostas devem passar por cinco etapas, que envolvem inscrição, seleção – durante a qual as startups mais alinhadas à pergunta serão contatadas–, execução e criação do piloto. As duas propostas selecionadas serão divulgadas no mês de março.
Serão realizados testes e acompanhamento do projeto piloto, com destaque para a implementação em um evento a ser definido pela Neoenergia, para validar a viabilidade prática da solução em um ambiente real.
Tendo êxito nos testes, o projeto será implementado no maior festival de música do Brasil, o Rock In Rio.