O jornal The New York Times entrou com um processo contra a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft, império de tecnologia, por violação de direitos autorais. Os modelos de Inteligência Artificial (IA) utilizam artigos do jornal para responder os usuários.
A ação judicial foi apresentada no Tribunal do Distrito Federal, em Manhattan (ilha de Nova York). Os documentos afirmam que milhões de artigos produzidos pelo jornal foram replicados sem consulta no treinamento de modelos das IAs das empresas. A Microsoft é processada pelo Copilot, enquanto a OpenAI é acusada pelo famoso ChatGPT.
“Se o The Times e outras organizações de notícias não puderem produzir e proteger seu jornalismo independente, haverá um vácuo que nenhum computador ou inteligência artificial poderá preencher. Menos jornalismo será produzido, e o custo para a sociedade será enorme”, disse o jornal em comunicado.
O Times exige que as empresas “destruam” todo o modelo de treinamento e dados que possuam os artigos replicados, além de serem responsabilizados por “bilhões de dólares em danos legais e reais”. A OpenAI declarou que a empresa “respeita os direitos dos criadores e proprietários de conteúdo” e que “estão comprometidos em colaborar com eles para garantir que se beneficiam da tecnologia de IA e dos novos modelos de receita”.
“Nossas conversas contínuas com o The New York Times têm sido produtivas e estão avançando de maneira construtiva, então estamos surpresos e desapontados com esse desenvolvimento. Estamos esperançosos de encontrar uma maneira mutuamente benéfica de trabalhar juntos, assim como estamos fazendo com muitos outros editores”, diz a criadora do ChatGPT.