• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 1 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Thoughtworks cria playbook em parceria com as Nações Unidas 

Manual fornece diretrizes práticas para as equipes da ONU sobre temas como acessibilidade, ética, equidade e sustentabilidade

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
05/03/2024
em Empresas, ESG
A A

LEIA TAMBÉM

CVM aprova dupla listagem da JBS no Brasil e nos EUA

Grupo Boticário e Sebrae lançam programa de aceleração gratuito para impulsionar a trajetória de empresas de pessoas diversas

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, acaba de lançar um playbook em parceria com as Nações Unidas que fornece diretrizes práticas para que as equipes da ONU possam adotar uma abordagem responsável de tecnologias emergentes. Embora seja direcionado à organização, o playbook também tem como objetivo inspirar a comunidade global rumo a uma tecnologia mais responsável.

“Durante o desenvolvimento de uma tecnologia, as consequências negativas do seu uso nem sempre podem ser previstas e não costumam ser propositais. Assim, o playbook mostra o caminho para se antecipar”, afirma Renata Gusmão, Head de Mudança Social e Sustentabilidade LATAM. A executiva também explica que um dos passos fundamentais durante a jornada é a diversidade: “Ter perspectivas diferentes da nossa nos faz perceber o lugar e a dor do outro, portanto, é possível criar uma cultura na qual se pensa com mais cuidado e atenção no que está sendo criado”.

Em conjunto com a Thoughtworks, o Secretariado das Nações Unidas trabalhou para fornecer orientação sobre como garantir a inclusão, a consciência do preconceito, a transparência e a mitigação de consequências negativas não intencionais do uso de tecnologias emergentes, incluindo a inteligência artificial generativa (GenAI). “Quando usamos novas tecnologias para ajudar a criar um mundo melhor, queremos ter certeza de que não haverá efeitos colaterais que vão contra nossos valores e intenções”, diz Lambert Hogenhout, Chefe de Dados, Análise e Tecnologia Emergente das Nações Unidas.

Ao longo de mais de 100 páginas, o playbook aborda áreas que têm maior potencial para impactar os indivíduos, as suas comunidades e a sociedade e está dividido em:

  • Uma mentalidade tecnológica responsável
  • Sustentabilidade
  • Dados e IA
  • Privacidade
  • Acessibilidade
  • Diversidade, Equidade e Inclusão
  • Segurança

“Se não houver responsabilidade e consciência na criação e gestão da tecnologia, os danos podem ser irreversíveis. Cabe às lideranças e equipes identificarem possíveis obstáculos para que a tecnologia alcance o seu potencial máximo de transformar a sociedade”, conclui Renata.

A versão completa do playbook pode ser conferida neste link.

Tags: EmpresasNegóciosSustentabilidade
Anterior

Compliance Talks debate o papel do compliance officer para os conselhos administrativos

Próximo

Penalty celebra desempenho histórico com faturamento de R$540 milhões

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Empresas

CVM aprova dupla listagem da JBS no Brasil e nos EUA

por Redação

Empresa avança em processo histórico de reestruturação societária e busca ampliar acesso ao mercado global de capitais São Paulo, –...

Leia maisDetails
Grupo Boticário e Sebrae lançam programa de aceleração gratuito para impulsionar a trajetória de empresas de pessoas diversas

Grupo Boticário e Sebrae lançam programa de aceleração gratuito para impulsionar a trajetória de empresas de pessoas diversas

Ademicon ultrapassa R$ 13 bilhões em vendas nos primeiros quatro meses do ano

Ademicon ultrapassa R$ 13 bilhões em vendas nos primeiros quatro meses do ano

KNN Idiomas anuncia expansão para os EUA 

KNN Idiomas anuncia expansão para os EUA 

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

Próximo
Penalty celebra desempenho histórico com faturamento de R$540 milhões

Penalty celebra desempenho histórico com faturamento de R$540 milhões

BV ganha tração no segmento de veículos pesados

BV ganha tração no segmento de veículos pesados

Ação do Grupo Vino! presenteará mulheres com garrafa de vinho

Ação do Grupo Vino! presenteará mulheres com garrafa de vinho

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.