• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 9 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empreendedorismo

Carteiro Amigo Express vence Hackathon TIM Open Gateway com solução de logística inclusiva para favelas

Thaïs Grandisoli por Thaïs Grandisoli
09/05/2025
em Empreendedorismo, ESG, Pequeno empreendedor, Startups, Tecnologia
A A
O CEO da Carteiro Amigo Express durante apresentação no Hackathon TIM Open Gateway. Foto: Divulgação.

O CEO da Carteiro Amigo Express durante apresentação no Hackathon TIM Open Gateway. Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM

Empresas apostam cada vez mais na linha remanufaturada

Allugg capta R$ 30 milhões via FIDC com apoio da Oslo DTVM 

A startup Carteiro Amigo Express foi a grande vencedora do Hackathon TIM Open Gateway, realizado nos dias 6 e 7 de maio no Cubo Itaú, em São Paulo. 

A empresa, originária da Rocinha (RJ), apresentou uma solução inovadora que utiliza APIs de geolocalização da TIM Open Gateway para mapear áreas de favelas, permitindo que grandes empresas de e-commerce identifiquem e atendam consumidores dessas regiões, tradicionalmente excluídas do mercado formal.

O Hackathon TIM Open Gateway foi um evento voltado à inovação aberta que desafiou startups e desenvolvedores a criarem soluções usando as APIs da iniciativa global Open Gateway. Promovido pela TIM Brasil, o evento buscou incentivar o desenvolvimento de tecnologias que utilizam recursos de rede — como geolocalização e autenticação — para resolver problemas reais com impacto social e econômico. 

“Muitas vezes o morador da favela tem o poder de compra, mas não consegue consumir. Queremos trazer mais igualdade, qualidade de vida e oportunidades para essas pessoas,” explicou Thiago Monsore, diretor de marketing da Carteiro Amigo Express em coletiva de imprensa realizada pela TIM Open Gateway nesta quinta-feira (8).

Mais de 16 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil e cerca de R$202 bilhões são movimentados anualmente nessas comunidades, segundo dados do IBGE de 2022. A chamada “barreira de confiança” no comércio varejista em favelas é resultado de uma combinação de desafios logísticos, sociais e culturais que dificultam a entrada e a permanência de grandes marcas nessas regiões. Segundo pesquisas de mercado, empresas ainda relutam em operar nelas devido à ausência de endereços formais, dificuldades de acesso, percepções de insegurança e desconhecimento das dinâmicas locais. Essa falta de conexão real com os territórios contribui para a exclusão de milhões de consumidores do mercado formal e limita oportunidades de crescimento para ambas as partes.

Foi nesse cenário que Pedrinho Jr., CEO e fundador da Carteiro Amigo Express, enxergou mais do que um mercado inexplorado — uma missão. Ao conectar grandes empresas aos consumidores das periferias, a startup não apenas impulsiona a economia local, como também emprega majoritariamente moradores dessas comunidades em sua logística, garantindo uma operação mais eficiente proporcionada pela experiência de seus colaboradores. 

A participação da Carteiro Amigo Express no programa Shark Tank Brasil foi um marco significativo em sua trajetória. Durante a 8ª temporada do reality show, a startup apresentou sua proposta e a apresentação impressionou todos os jurados, incluindo a convidada especial Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. A participação resultou em um aporte coletivo de R$1 milhão por 30% de participação na empresa. 

A Carteiro Amigo Express se posiciona como uma empresa de impacto com selo ESG (Environmental, Social and Governance), ao aliar logística inclusiva à sustentabilidade. Atuando em comunidades periféricas, a startup emprega moradores locais e adota práticas de governança e responsabilidade ambiental, integrando inovação e compromisso social em seu modelo de negócios.

No Hackathon da TIM, a  tecnologia usada pela startup se baseou em dados de localização fornecidos por APIs — como parte do programa global Open Gateway — a fim de permitir que empresas identifiquem regiões com demanda reprimida e otimizem suas entregas e estratégias de vendas. A proposta, segundo os idealizadores, atua também como ponte para a confiança entre marcas e consumidores de comunidades. 

“O Brasil é considerado um dos países que mais adotou esse projeto de inovação com APIs. Nosso desafio é o equilíbrio entre a segurança e a experiência do usuário,” diz Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados e mobile ads da TIM.

Além da vencedora, outras duas startups também foram premiadas. A Biti9 conquistou o segundo lugar recebendo R$ 50 mil em créditos, com uma proposta voltada à automação de processos e uso da API de geolocalização para compor ferramentas de inteligência logística em ambientes corporativos. Já a PowerOfData, terceira colocada, levou R$ 25 mil com uma solução robusta de validação de identidade e dados cadastrais. 

Tags: EmpresasESGInvestimentos
Anterior

Gratuito: Alura e Google abrem 180 mil vagas para imersão em IA para quem quer acelerar a carreira

Próximo

75% das MPMEs no Brasil estão otimistas sobre o impacto da inteligência artificial em seus negócios, aponta estudo da Microsoft

Thaïs Grandisoli

Thaïs Grandisoli

Leia também

Empresas apostam cada vez mais na linha remanufaturada
Empresas

Empresas apostam cada vez mais na linha remanufaturada

por Jhulia Caballero

 A Fluid System, empresa que detém as marcas BROSOL, INPACOM e CARTER, lançou a linha URBA ECO, voltada à remanufatura...

Leia maisDetails
Allugg capta R$ 30 milhões via FIDC com apoio da Oslo DTVM 

Allugg capta R$ 30 milhões via FIDC com apoio da Oslo DTVM 

United anuncia investimento na empresa Twelve

United anuncia investimento na empresa Twelve

App Quero Delivery fatura R$ 45M em 2024 e mira expansão para Sul e Sudeste

App Quero Delivery fatura R$ 45M em 2024 e mira expansão para Sul e Sudeste

Investimentos ESG podem alcançar US$ 53 trilhões até 2025

Empresas brasileiras apostam em IA como vetor estratégico para acelerar metas ESG

639 App apresenta crescimento de 2177% e 75 mil conexões na plataforma

639 App apresenta crescimento de 2177% e 75 mil conexões na plataforma

Próximo
75% das MPMEs no Brasil estão otimistas sobre o impacto da inteligência artificial em seus negócios, aponta estudo da Microsoft

75% das MPMEs no Brasil estão otimistas sobre o impacto da inteligência artificial em seus negócios, aponta estudo da Microsoft

Bitcoin ultrapassa Amazon em valor de mercado

Bitcoin ultrapassa Amazon em valor de mercado

S.I.N. anuncia Prof. Dr. Roberto Pessoa como presidente do seu Conselho Científico

S.I.N. anuncia Prof. Dr. Roberto Pessoa como presidente do seu Conselho Científico

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.