Toyota fará recall de mais de 100.000 veículos nos EUA

A decisão foi tomada devido a um potencial travamento do motor

Visitors gather at the booth of the Toyota during the 44th Bangkok International Motor Show in Bangkok, Thailand, March 23, 2023. REUTERS/Athit Perawongmetha

Nesta terça-feira, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário anunciou que a Toyota está realizando um recall de mais de 100.000 SUVs e picapes nos EUA devido à presença de detritos no motor que podem levar à sua parada.

O recall abrange algumas picapes Toyota Tundra e SUVs Lexus LX600 equipados com o motor V35A de seis cilindros da montadora japonesa. De acordo com a NHTSA, os detritos do processo de fabricação podem contaminar o motor, resultando na falha dos rolamentos principais. Isso, por sua vez, pode causar a parada do motor e a perda de potência de acionamento. A NHTSA acrescentou que uma solução estava atualmente em desenvolvimento.

Os veículos afetados passarão por uma reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) da transmissão automática. Os proprietários podem verificar de forma independente se seus veículos estão sujeitos ao recall da Toyota comparando o código VIN de seus carros com a lista disponível no site da Rosstandart. Se o veículo estiver incluído no programa de recall, o proprietário deve entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar o reparo.

Um porta-voz da Toyota confirmou o problema do motor numa declaração ao USA TODAY na segunda-feira.

“Durante um período de produção específico, existe a possibilidade de os resíduos de maquinação do motor, de um determinado tamanho e quantidade, não terem sido removidos do motor durante o fabrico e, subsequentemente, terem contaminado o conjunto do motor durante o processo de produção”, lê-se na declaração. “Nos veículos em questão, uma paragem do motor durante a condução conduz a uma perda de força motriz. A perda de força motriz do veículo durante a condução a velocidades mais elevadas pode aumentar o risco de acidente”.

Sair da versão mobile