Toyota interrompe produção em fábricas no Brasil após danos causados ​​por tempestade

A Toyota foi forçada a paralisar as atividades em duas de suas principais fábricas no Brasil após um forte temporal na última segunda-feira (22) causar estragos na unidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo. A empresa confirmou em comunicado que os danos foram “severos” e a produção foi interrompida sem previsão de retorno.

A fábrica de Porto Feliz, responsável pela produção de motores, teve o telhado completamente arrancado pela força dos ventos, que atingiram a marca de 90 km/h, de acordo com a Defesa Civil.

A destruição foi tão significativa que partes da cobertura voaram por quilômetros, atingindo até carros estacionados no local e caindo em áreas de plantação de cana e pastos. Segundo a TV TEM, ao menos sete veículos de funcionários ficaram destruídos.

A unidade de Porto Feliz é a única da América Latina a produzir motores para a montadora, e sua paralisação causou um efeito em cascata. Como a Toyota não trabalha com estoque de produtos, a falta de componentes levou à suspensão imediata dos três turnos de produção na fábrica de Sorocaba, onde são montados os modelos Yaris e Corolla Cross.

O prefeito de Porto Feliz, Célio Peixoto, declarou estado de emergência na cidade após os estragos provocados pelo vendaval. A Defesa Civil local reportou rajadas de vento em diferentes pontos da região, que provocaram o destelhamento da fábrica e uma grande quantidade de destroços.

A montadora japonesa não informou o valor do prejuízo, mas as imagens de drone mostram o rastro de destruição. O comunicado interno enviado aos funcionários de Sorocaba reforça que a interrupção é por tempo indeterminado, aguardando que a normalidade na produção em Porto Feliz seja restabelecida. Felizmente, a empresa confirmou que não houve vítimas no incidente.

Sair da versão mobile