Trackfy, startup de produtividade industrial, recebe investimento do fundador da CF Partners

Com mais de 30 anos de experiência na indústria, Carlos Fadigas passa a apoiar a empresa

Divulgação

Carlos Fadigas, CEO e fundador da CF Partners, estreia como investidor no setor de venture capital ao fazer um aporte na Trackfy, startup que desenvolveu uma solução tecnológica para aprimorar a eficiência na gestão de equipes e condições de segurança dos trabalhadores em plantas industriais e canteiros de obras.

“A chamada indústria 5.0 busca a integração de tecnologias, digitalização e análise de dados, permitindo aumento de eficiência, otimizações e segurança. No Brasil, a solução apresentada pela Trackfy é um expoente dessa tendência, com muito potencial de mercado”, destaca Carlos Fadigas, fundador da consultoria CF Partners.

A tecnologia da Trackfy consiste na coleta de dados das diferentes equipes de trabalho por meio de sensores colocados em crachás e capacetes. Esses dados são transmitidos em tempo real para uma plataforma na nuvem, gerando relatórios com visibilidade e insights para os gestores.

Com o uso de recursos como Internet das Coisas (IoT), algoritmos e análise de dados (data analytics), a solução permite a identificação de gargalos de produtividade, promove a gestão eficiente de processos de produção e melhorias na gestão da segurança dessas equipes em plantas industriais e canteiros de obras. Desta forma, é possível otimizar os recursos e ter uma gestão de pessoas mais assertiva.

A inovação já vem sendo utilizada por grandes empresas de polos fabris em Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP). Entre as empresas clientes da Trackfy que utilizam essa tecnologia estão grandes nomes dos setores Químico, Petroquímico, Siderurgia, Mineração e Construção Civil.

A Trackfy foi fundada em 2020 por Túlio Cerviño, engenheiro mecânico com experiência na atividade industrial, e pelo cientista da computação Félix Faria, CTO da startup. A empresa começou suas atividades no mercado em 2021 e, desde então, desenvolveu projetos para 14 grandes empresas, com mais de 1,3 mil funcionários monitorados, 100 mil km² de áreas monitoradas e geração de economia para seus clientes superior a R$ 20 milhões.

Na indústria, o uso da solução reduziu em 30% o tempo de evacuações de emergência, além de diminuir em 33% o tempo de deslocamentos dos operários na planta até seu posto de trabalho. Houve, ainda, aumento de 17% da produtividade geral das equipes de execução, redução de 25% no tempo médio de retirada das permissões de trabalho e maior assertividade no planejamento.

Já nos canteiros da construção civil, houve redução de 20% no número de deslocamentos, aumento de 15% na produtividade geral das equipes e diminuição de até 15% no tempo de obra estimado. Outro resultado relevante identificado foi a redução de 64% no tempo de espera e deslocamentos de equipes em plantas industriais e canteiros de obras.

De acordo com Túlio Cerviño, CEO da Trackfy, o monitoramento em tempo real e a análise de dados possibilitam aos gestores de plantas industriais e de canteiros de obras acompanharem a presença de suas equipes de forma 100% digital e integrada a um sistema de análise, planejamento e alertas, o que contribui para a segurança de todos os trabalhadores.

“Percebemos que, apesar de toda a complexidade de plantas industriais e canteiros de obras, a gestão da execução de atividades ainda era feita por totalmente apontamentos manuais. Como consequência, isso contribuía para um ambiente muitas vezes hostil, inseguro e desafiador aos trabalhadores e gestores, além de ocasionar às empresas perdas financeiras, baixa produtividade, inefetividade do planejamento e falta de conformidade na execução de atividades”, destaca o CEO da Trackfy. A startup espera chegar a uma receita mensal de R$ 1 milhão até o final de 2025.

Sair da versão mobile