O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a decisão sobre quem será o próximo presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, poderá ser tomada até o final deste ano. A declaração foi dada a repórteres a bordo do Air Force One.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, também a firmouque o governo pretende definir o nome do próximo presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, “antes do Natal”.
Segundo Bessent, o processo de seleção segue com cinco candidatos na disputa. Uma nova rodada de entrevistas está prevista para ocorrer após o feriado de Ação de Graças. “Queremos apresentar uma boa lista ao presidente logo depois do feriado”, disse o secretário, sinalizando que a decisão final será tomada nas semanas seguintes.
O grupo de candidatos foi reduzido a cinco nomes, segundo Bessent. A lista inclui o assessor de Trump, Kevin Hassett; o ex-dirigente do Fed, Kevin Warsh; o atual dirigente do Fed, Christopher Waller; a vice-presidente de supervisão do Fed, Michelle Bowman; e o executivo da BlackRock, Rick Rieder.
O Federal Reserve é responsável por conduzir a política monetária dos EUA, ou seja, definir o custo do dinheiro na maior economia do mundo. O presidente do Fed é, em essência, o formulador de política econômica mais influente do planeta.
Durante a pandemia, o presidente Jerome Powell reduziu drasticamente os juros e injetou trilhões de dólares na economia para evitar uma recessão profunda. Depois, com a inflação alta, o Fed inverteu a política e elevou as taxas ao maior nível em mais de 20 anos — movimento que influenciou o custo de crédito no mundo inteiro.
Nos últimos anos, o Fed adotou uma política de juros elevados para conter a inflação, que chegou a patamares históricos após a recuperação econômica pós-pandemia e os estímulos fiscais massivos. Com a inflação mostrando sinais de arrefecimento, o mercado financeiro observa com atenção os próximos passos da instituição, que precisa equilibrar crescimento econômico e estabilidade de preços.
