O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou na quinta-feira a nomeação de David Sacks , ex-diretor de operações do PayPal, como seu “czar de inteligência artificial e criptomoedas da Casa Branca”.
Trump afirmou, em uma publicação em sua plataforma Truth Social , que Sacks trabalhará em uma estrutura legal para fornecer a clareza de que o setor de criptomoedas tem buscado, permitindo que ele prospere nos EUA. No entanto, o presidente não especificou se “czar” seria um título oficial.
O czar das criptomoedas, juntamente com outras autoridades do novo governo, como os presidentes das agências reguladoras, será responsável por reformular a política dos EUA em relação às moedas digitais, em conjunto com um conselho consultivo de criptomoedas recém-criadas.
Os apoiadores de Trump no setor de tecnologia defendem uma regulamentação mínima para a inteligência artificial e as criptomoedas, como o bitcoin, argumentando que Washington sufoca setores inovadores com regras excessivas.
Trump já havia anunciado na quarta-feira a nomeação do proeminente defensor de criptomoedas Paul Atkins para liderar a SEC, a agência reguladora dos mercados de capitais dos EUA, em um movimento comemorado pelo setor.
Sacks é considerado um membro da “Máfia do PayPal”, formada por ex-funcionários e executivos da empresa de finanças digitais, que inclui Peter Thiel e Elon Musk, apoiadores proeminentes de Trump.
Ele foi um dos primeiros defensores das criptomoedas, dizendo à CNBC em uma entrevista em 2017 que acreditava que a ascensão do bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, estava revolucionando a Internet.