O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a renúncia de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), do banco central americano. O pedido, feito nesta quarta-feira, segue uma solicitação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA), Bill Pulte, para que o Departamento de Justiça investigue Cook por suposta fraude hipotecária.
Trump criticou repetidamente o Fed e seu presidente, Jerome Powell, por causa das taxas de referência e pediu cortes significativos nas taxas. Ele também flertou repetidamente com a possibilidade de demitir Powell, enquanto busca reformular o órgão de política monetária. No início deste mês, ele nomeou o presidente do Conselho de Consultores Econômicos, Stephen Miran, para cumprir o restante do mandato iniciado após a saída inesperada da governadora Adriana Kugler.
Em uma publicação na plataforma X, Pulte alega que Cook cometeu fraude ao designar um condomínio fora de seu estado como sua residência principal. Isso teria ocorrido apenas duas semanas após ela ter feito um empréstimo para sua casa em Michigan, que também foi declarada como sua residência principal.
“Quando alguém comete fraude hipotecária, prejudica a fé e a integridade do nosso sistema. Não importa quem você é: ninguém está acima da lei”, escreveu Pulte em sua postagem.
Lisa Cook, como diretora do Fed, tem direito a voto nas decisões de política monetária. Na última reunião, ela defendeu a manutenção das taxas de juros, uma posição que contraria a pressão agressiva de Trump por uma redução nos juros.
Até o momento, não foram apresentadas acusações formais contra Lisa Cook, e nenhuma investigação foi oficialmente confirmada pela procuradora-geral ou pelo Departamento de Justiça. Nem Cook nem o Fed se pronunciaram sobre o caso.