A Turbi, empresa de tecnologia focada em soluções para mobilidade urbana e digital, vai inaugurar duas novas lojas de seminovos em São Paulo entre o fim de agosto e o início de setembro. A expansão marca o avanço da estratégia da companhia de fortalecer o canal B2C, com a meta de concentrar 70% das vendas de veículos diretamente ao consumidor final e atingir 50 carros vendidos por loja a cada mês.
A operação de seminovos da Turbi nasceu em fevereiro de 2024 exclusivamente no modelo B2B, com vendas digitais. Em maio do mesmo ano, a companhia inaugurou sua primeira loja física, na Vila Olímpia, expandindo para o modelo B2C. No fechamento de 2024, a Turbi havia vendido 1.300 veículos. Já em 2025, apenas no primeiro semestre, foram 914 carros comercializados, gerando uma receita de R$44 milhões, onde o canal B2C foi responsável por aprox. 25% do volume de carros vendidos.
“Além de operar com veículos de versões superiores aos dos concorrentes, nós temos a menor depreciação por carro do setor. Isso se deve ao perfil urbano dos nossos clientes e também ao fato de não permitirmos que os veículos sejam usados com fins comerciais por motoristas de aplicativo, o que evita um perfil de uso severo. Assim, conseguimos oferecer seminovos com quilometragem de duas a três vezes menor que a de outras locadoras e com um diferencial importante: são carros completos, equipados com kit multimídia e câmbio automático”, afirma Daniel Prado, CEO da Turbi.
Hoje, os veículos são vendidos por preço médio de aproximadamente R$ 90 mil, com rodagem média de 25 mil km. No modelo atual, três em cada quatro carros são destinados ao B2B, com foco em revendedores e empresas que buscam expandir frotas. No entanto, a Turbi pretende inverter essa proporção, tornando o B2C mais relevante e rentável com as novas unidades, localizadas na Av. Joaquina Ramalho (Vila Guilherme, Zona Norte) e na R. Azevedo Soares (Tatuapé, Zona Leste).
“As novas lojas devem impulsionar o canal B2C e aumentar a rentabilidade por veículo vendido, já que conseguimos comercializar os carros por valores próximos ou até acima da tabela Fipe. Projetamos que, até o final do ano, 70% das vendas serão feitas diretamente ao consumidor final. O B2B continuará estratégico, garantindo fluxo de caixa em vendas digitais, ainda que com preços médios ligeiramente abaixo da Fipe”, explica Arthur Oliveira, diretor comercial da Turbi.
A operação de seminovos da Turbi é fruto do processo de transição para frota 100% própria iniciado em 2022 e concluído em outubro do ano passado. Atualmente, a empresa possui cerca de 6 mil carros em circulação na Grande São Paulo, com previsão de chegar a 10 mil veículos até o fim de 2025. A venda de usados já responde por cerca de 30% da receita da companhia. Com três lojas físicas em operação a partir de setembro, a expectativa é que a rede de seminovos da Turbi comercialize cerca de 150 carros por mês apenas na modalidade B2C, consolidando um dos pilares de crescimento da companhia para 2025.