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Home Mercado

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
13/05/2025
em Mercado
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Divulgação/Turbi

Divulgação/Turbi

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A Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, registrou sua maior receita em 2024, alcançando R$ 271 milhões, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. O valor equivale aos serviços de locação e assinatura, que totalizou R$ 172 milhões, e à venda de seminovos, serviço inaugurado em fevereiro e que comercializou mais de 1.300 veículos no ano, faturando R$ 98 milhões em 2024.

Operando com cerca de 5 mil automóveis, todos próprios, a Turbi iniciou 2024 com cerca de 3,7 mil, sendo 52% da locadora e outros 48% de terceiros. A substituição completa dos carros de terceiros por carros próprios demonstra um esforço estratégico da companhia para elevar suas margens por veículo, que tem vida útil média de 15 meses dentro da operação antes de ser colocado à venda. A substituição completa dos automóveis terceirizados foi concluída em dezembro, representando um crescimento de 142,7% na frota própria.

“Fechamos 2024 com o melhor ano da nossa história. Implementamos avanços significativos que reduziram o custo operacional por veículo em 62%, impulsionando não apenas nossos resultados no curto prazo, mas também estabelecendo bases sólidas para a próxima fase de crescimento da companhia. A transição para uma frota 100% própria nos proporciona maior rentabilidade no aluguel e possibilita ganhos na unidade de venda de veículos seminovos”, destaca Eduardo Portelada, Diretor de Relações com Investidores da Turbi.

As vendas acontecem tanto no canal B2B quanto para o consumidor final. Para empresas, a Turbi fecha pacotes com grandes números de veículos, que são vendidos com desconto em relação ao valor da tabela Fipe. No caso da venda B2C, a comercialização é feita em sua loja própria, inaugurada em junho de 2024, e também por meio de parcerias com canais digitais como Webmotors, Mercado Livre, Usados BR, OLX, entre outros, em que a operação se assemelha ao varejo, com valores mais próximos ao da tabela Fipe. 

O ano de 2024 foi ainda mais importante levando em conta o elevado volume financeiro captado pela companhia, que atingiu aproximadamente R$ 600 milhões, divididos em cerca de R$ 345 milhões em financiamentos e outros R$ 255 milhões em equity, valores utilizados para a aquisição de veículos e equalização da estrutura de capital.

“O montante captado no último ano demonstra a confiança do mercado em nosso compromisso com a excelência operacional e disciplina financeira. Neste ano, seguiremos focados em oferecer a melhor experiência para nossos clientes e também em gerar valor para nossos investidores, entregando os melhores indicadores de eficiência e rentabilidade quando comparados aos demais players da indústria”, complementa Portelada.

A Turbi pretende dobrar sua frota de veículos em 2025, alcançando cerca de 10 mil carros na operação. “Nós estamos estruturando a expansão para novos municípios nos arredores de São Paulo, com possíveis lançamentos da Turbi em outras regiões do Estado no segundo semestre”, aponta Luiz Alberto Bonini, Diretor de Crescimento da Turbi. 

Ocupando a quarta posição entre as maiores locadoras B2C do país, a Turbi atingiu margem EBITDA acima de 70%, em linha com as grandes locadoras nacionais, apesar de atuar com uma escala ainda bastante inferior. Esse patamar foi alcançado graças ao intenso uso de tecnologia na operação, que trás grandes benefícios de eficiência operacional. Além disso, o foco em prover a melhor experiência ao cliente possibilita um aumento de receita e consequente melhoria das margens operacionais. 

Do ponto de vista do consumidor, o grande diferencial da Turbi é oferecer uma experiência em que toda fase de contratação, retirada e devolução do veículo é realizada por meio do aplicativo, possibilitada pelo uso de dispositivos conectados (IoT). Em paralelo, a empresa utiliza tecnologias de IA para tornar a relação com o motorista mais fluida, eliminando a necessidade de qualquer contato humano na retirada e devolução dos veículos. Um exemplo de uso desta solução é o processo de reporte e identificação de danos, que acontece por meio de fotos tiradas pelos próprios clientes.

“A experiência é uma das principais fortalezas da Turbi para competir com as locadoras convencionais. Além da alta tecnologia empregada, trabalhamos apenas com modelos completos de fábrica, equipados com todos os componentes que aprimoram o conforto do motorista, algo diferente do que é praticado no mercado, em que os carros oferecidos são mais simples e mais rodados por serem utilizados também por motoristas de aplicativos. Em paralelo, a alta capilaridade da Turbi e disponibilidade dos carros em mais de 300 estacionamentos parceiros que funcionam 24/7 na grande São Paulo reforçam a conveniência que oferecemos para cada cliente”, finaliza Bonini.

Tags: EmpresasFaturamentoMercadoNegóciosTurbi
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