A UCB Power, líder em soluções de armazenamento de energia no Brasil e referência na América Latina, anunciou hoje a conclusão de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como parte do seu desenvolvimento estratégico. A captação é de R$ 150milhões e será destinada à expansão das atividades da companhia em Manaus (AM) e Extrema (MG), com previsão de ampliação de suas fábricas nos próximos anos.
A captação, realizada em parceria com o BID Invest, também inclui apoio financeiro e estratégico de longo prazo para fomentar soluções de geração de energia renovável, digitalização, automação da produção e melhorias socioambientais e de governança.
O financiamento viabilizará investimentos em sistemas de armazenamento de energia (BESS), baterias de Lítio ferro fosfato (LFP) para veículos híbridos e apoio na estratégia de vendas em Battery-as-a-Service, atendendo à crescente demanda por soluções de armazenamento de energia no Brasil e na América Latina.
A parceria com o BID foi consolidada após a visita de Ilan Goldfajn, presidente do banco, à fábrica da UCB Power em Manaus, em julho deste ano. A unidade é reconhecida como a única indústria de baterias estacionárias 4.0 na América Latina, reforçando a posição da empresa como referência tecnológica no setor e líder do seu segmento.
Fundada em 1973 por Young Park, a UCB Power também conta com a GEF Capital Partners, sócia majoritária do grupo, e a Spectra Investments como investidores, ampliando sua força no mercado. Com impacto ambiental significativo, os projetos da UCB Power evitaram a emissão de mais de 70 mil toneladas de CO₂ somente entre 2021 e 2022. Na Amazônia Legal, seus projetos de armazenamento de energia beneficiaram mais de 200 mil pessoas em mais de 60 mil instalações, promovendo inclusão energética e desenvolvimento sustentável.
“Este investimento do BID tem papel importante para acelerarmos nossa missão de levar energia sustentável e acessível, incluindo as regiões mais desafiadoras da Amazônia, contribuindo para um futuro mais sustentável, descarbonizado e inclusivo, ao mesmo tempo, colocando a companhia a frente no desenvolvimento de soluções voltadas a transição energética, como o uso do BESS, solução integrada de armazenamento de energia no grid e o uso de baterias em aplicações residências e comerciais.”, declarou Ronaldo Gerdes, CEO da UCB Power.
Com prazos de até cinco anos, custo competitivo e mecanismos de incentivo atrelados ao cumprimento de metas ambientais e financeiras, o financiamento reforça a solidez financeira da UCB Power. A operação também inclui uma linha rotativa para financiamento de importação e impulsionará novas soluções de armazenamento de energia, mobilidade elétrica e geração renovável.
Signatária do Pacto Global da ONU e integrante do ranking Great Place to Work (GPTW), a UCB Power consolida sua posição como protagonista no mercado global de energia limpa e sustentável.