União Europeia reavalia investigações tecnológicas sobre Big Techs

As gigantes da tecnologia pediram ao presidente eleito dos EUA, Trump, que conteste o escrutínio regulatório da União Europeia

A Comissão Europeia está revisitando suas investigações sobre grandes empresas de tecnologia, incluindo Apple, Meta e Alphabet , segundo o Financial Times. As gigantes do setor pediram ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que conteste as medidas regulatórias impostas pela União Europeia.

Embora as implicações da presidência de Trump tenham influenciado a reavaliação, uma fonte afirmou ao jornal que sua vitória não foi o fator desencadeador dessa revisão.

A revisão pode levar a Comissão Europeia a reduzir ou modificar o alcance das investigações, abrangendo todos os casos iniciados desde março de 2024 sob a Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, conforme indicado no relatório, que cita fontes.

A DMA é uma das regulamentações mais rigorosas voltadas para o domínio de mercado das grandes empresas de tecnologia. Ela define as práticas permitidas para as maiores plataformas tecnológicas do mundo e pode impor multas de até 10% da receita anual de uma empresa, caso as regras sejam violadas.

Todas as decisões e eventuais multas serão suspensas enquanto a revisão estiver em andamento, mas o trabalho técnico nos casos continuará, segundo o Financial Times. Os reguladores da União Europeia agora aguardam uma orientação política para tomar decisões finais sobre os casos envolvendo Google, Apple e Meta.

A União Europeia está considerando expandir sua investigação para verificar se a rede social X, de Elon Musk, aliado próximo de Donald Trump, violou as regras de moderação de conteúdo, conforme informou a Bloomberg News na segunda-feira.

Sair da versão mobile