O Conselho de Administração da Vale aprovou a nomeação do advogado Sami Arap como o novo vice-presidente executivo jurídico da companhia mineradora. A decisão oficializa a substituição de Alexandre D’Ambrosio, cuja saída já era especulada no mercado.
Arap assumirá formalmente suas funções em 2 de junho, marcando o início de um período de transição em que trabalhará lado a lado com D’Ambrosio até o mês de julho. Essa mudança na alta liderança ocorre em um contexto de reformulação do comitê executivo da Vale, um processo liderado por Gustavo Pimenta, que assumiu a presidência da empresa no ano passado.
Com uma carreira de oito anos dedicada à assessoria jurídica internacional para grandes clientes dos setores de mineração e infraestrutura, Sami Arap traz uma vasta experiência para a Vale. Sua trajetória profissional inclui passagens por empresas como Odebrecht, Enron e BrasilTelecom. Além disso, Arap foi sócio no escritório Arap, Nishi & Uyeda Advogados, fundou a Antióquia Consultoria e atuou como sócio gerente na New Frontiers Gold Mineração.
Nos anos mais recentes, Arap também ocupou cargos de liderança e consultoria em diversas empresas. Em 2022, foi nomeado diretor independente na Cabral Gold. Em 2023, passou a atuar como consultor jurídico no escritório Fox Horan & Camerini LLP e, em 2024, assumiu as posições de co-CEO na Vexia e sócio gerente na Rio Cabaçal Participações.
A formação acadêmica de Sami Arap inclui um bacharelado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), estudos em Foreign Law pela NY University e um diploma pela Harvard Law School, solidificando seu perfil para a liderança jurídica da Vale.
*Com informações do Estadão Conteúdo