A Vale anunciou nesta terça-feira (7) a assinatura de um memorando de entendimentos com a empresa sueca GreenIron para explorar projetos de descarbonização na cadeia de suprimentos de mineração e metais no Brasil e na Suécia.
O acordo prevê o desenvolvimento de um estudo de previsão para a criação de uma instalação inovadora de redução direta no Brasil, que será operada pela GreenIron. Além disso, a Vale fornecerá mineração de ferro para as operações comerciais da GreenIron em Sandviken, na Suécia.
Esta parceria reflete o compromisso das empresas em avanço tecnológico que promovem a produção sustentável de metais e a redução de emissões de carbono, alinhando-se às metas globais de transição energética e sustentabilidade.
O estudo de previsões para uma unidade no Brasil incluirá uma seleção de locais adequados para o projeto e avaliação das opções de energia renovável e fornecimento de recursos. Também serão estudadas previsões de uso de hidrogênio verde e outras inovações para reduzir o impacto ambiental de operações futuras.
Segundo a mineradora brasileira, a companhia e a GreenIron já têm trabalhado nos últimos dois anos em testes para o uso de pelotas de minério de ferro da Vale nas instalações da empresa sueca. Os testes futuros também incluirão briquetes de minério de ferro, um produto desenvolvido pela Vale que emite menos CO2 em sua produção do que as pelotas.
*Com informações da Reuters