Os registros de veículos elétricos da Tesla na Califórnia apresentaram uma queda significativa de 21,1% no segundo trimestre de 2025, marcando o sétimo trimestre consecutivo de declínio no estado que é considerado um mercado chave para a montadora nos Estados Unidos, segundo dados do setor.
A retração nos emplacamentos ocorre em um período em que a atuação política do CEO da Tesla, Elon Musk, tem gerado controvérsia, especialmente por suas posições que divergem dos valores liberais predominantes na Califórnia. Musk anunciou recentemente a criação do Partido América, após divergências públicas com o ex-presidente Donald Trump. Essa incursão política do bilionário tem levantado preocupações entre investidores sobre um possível desvio de foco das operações da Tesla.
De acordo com a California New Car Dealers Association, a montadora texana registrou 41.138 emplacamentos no estado entre abril e junho, um volume inferior aos 52.119 veículos registrados no mesmo período de 2024. A Tesla, que tem previsão de divulgar seus resultados trimestrais nesta quarta-feira, não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Reuters.
Apesar da queda geral, os modelos Model 3 e Model Y da Tesla se mantiveram como os veículos mais vendidos na categoria de emissão zero e híbridos na Califórnia no acumulado do ano até junho. A empresa também registrou 3.622 emplacamentos da sua picape elétrica Cybertruck no estado no primeiro semestre.
Em nível global, as entregas da Tesla também sofreram uma queda de 13,5% no segundo trimestre, sinalizando um possível segundo ano consecutivo de queda nas vendas. Em contrapartida, as vendas de veículos híbridos apresentaram recuperação, com um aumento de 54% nos registros no primeiro semestre, representando 19,2% do mercado californiano.