Vendas globais de veículos elétricos aumentam 25%

Incentivos e metas de emissão impulsionaram as vendas de veículos elétricos

As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in cresceram 25% no ano passado, superando 17 milhões de unidades, impulsionadas por um recorde de vendas pelo quarto mês consecutivo em dezembro. Esse aumento foi liderado pelo crescimento contínuo na China e pela estabilização do mercado na Europa, conforme revelaram dados divulgados nesta terça-feira.

Incentivos governamentais e metas de emissão foram fatores-chave para o avanço das vendas de veículos elétricos na China. Na Europa, esses mesmos fatores ajudaram o Reino Unido a superar a Alemanha em 2024, tornando-se o maior mercado de veículos elétricos a bateria do continente, de acordo com a empresa de pesquisa Rho Motion.

Os fabricantes de veículos elétricos enxergam 2025 como um ano decisivo para o setor, marcado por mudanças significativas. Enquanto o crescimento das vendas na China apresenta sinais de desaceleração, novas metas de emissões estão sendo estabelecidas na Europa. Ao mesmo tempo, incertezas rondam possíveis alterações nas políticas dos Estados Unidos sob o novo governo Trump, trazendo desafios e oportunidades para a indústria.

As vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in aumentaram 25,6% em relação ao ano anterior, para 1,9 milhão em dezembro, embora tenham desacelerado pelo segundo mês consecutivo, mostraram os dados da Rho Motion.

Na China, as vendas de veículos elétricos cresceram 36,5% em dezembro, alcançando 1,3 milhão de unidades e totalizando 11 milhões ao longo de 2024. Nos Estados Unidos e Canadá, as vendas aumentaram 8,8% em dezembro, atingindo 0,19 milhão de unidades. Já na Europa, o mercado registrou 0,31 milhão de vendas no mesmo mês, representando um crescimento modesto de 0,7% em relação a dezembro de 2023. Nas demais regiões do mundo, as vendas de veículos elétricos em dezembro apresentaram um aumento expressivo de 26,4%.

Sair da versão mobile