A Vibra Energia (VBBR3), uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, comunicou nesta segunda-feira (Ontem) a venda de sua totalidade de ações na Evolua Etanol.
A fatia alienada, que corresponde a 49,99% do capital social da Evolua, será adquirida integralmente pela Copersucar, que já era a sócia majoritária e detentora dos restantes 50,01% da companhia.
Com a conclusão da transação, a Copersucar passará a ser a única acionista da Evolua Etanol. A Vibra informou que a finalização da operação está prevista para ocorrer no final do primeiro trimestre do próximo ano.
A Evolua Etanol atua no mercado de comercialização de etanol e é um player relevante no setor sucroenergético. A venda por parte da Vibra representa um movimento de desinvestimento e concentração de capital no core business da distribuidora.
A Evolua Etanol (ECE S.A.) nasceu em julho de 2022 como uma parceria de peso entre a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, e a Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol. A joint venture foi idealizada para ser a maior plataforma de comercialização de etanol no Brasil, unindo a escala de produção e logística da Copersucar com o vasto acesso ao mercado da Vibra.
Anteriormente, a administração da Vibra já havia sinalizado que a joint venture não estava entregando toda a competitividade ou os resultados planejados inicialmente. A venda permite que a Vibra aloque seus recursos em outras áreas de maior retorno e sinergia com seu core business de distribuição.
Há análises de mercado que sugerem que a saída da Vibra pode estar relacionada à entrada de novos acionistas relevantes na distribuidora, como a Nova Futura (supostamente ligada à Inpasa, um grande player do etanol de milho), o que pode indicar uma potencial mudança na futura estratégia de suprimento de etanol da Vibra.









