A Vibra Energia, companhia com participação no setor de combustíveis e energia, firmou um acordo com a Inpasa Agroindustrial, produtora de “combustível verde”, para estudar e comercializar metanol verde com foco na distribuição para indústrias e o setor marítimo.
“Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis”, afirma Ernesto Pousada, presidente da Vibra.
As companhias já são parceiras de negócios. O novo acordo visa produzir o metanol verde a partir do etanol feito de cereais – agora, as empresas colaboram em um estudo para a síntese do combustível, além de avaliarem uma estrutura.
O metanol verde é feito através de subprodutos renováveis do etanol, como o milho e outros cereais. De acordo com a Inpasa, será possível capturar o gás carbônico emitido na produção do etanol e redirecionar para a criação do combustível considerado “limpo” – por conta da baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE).
“Eu acredito muito no princípio cultural de que inovar, não é necessariamente somente criar o novo sozinho, mas permanecer insatisfeito na busca de melhores soluções dentro e fora da empresa a cada dia: #innovateordie”, disse Sergio Rial, presidente do conselho de administração da Vibra e coautor do livro “Histórias de Sucesso”.