O Brasil é um dos países com maiores índices de riscos de fraudes entre todos os 200 países e territórios em que a Visa opera. A informação foi cedida através do relatório de 2023, criado pela empresa por meio do Visa Merchant Fraud Report – braço de análises da companhia.
Antecipado pelo Valor, o documento revela que o Brasil fica atrás apenas da China em número de fraudes registradas – o índice de risco no país é de 14,24%, enquanto na república chinesa é de 14,93%. A Decision Manager, plataforma que gerencia operações fraudulentas da Visa, constatou que há o uso de inteligência artificial (IA) para automatizar fraudes.
Apesar do índice colocar o país em uma alta colocação de risco, os dados também apontam que o sucesso nas tentativas de fraude é baixo – 2,44% em todas as indústrias, de acordo com o relatório. Os países que lideram operações fraudulentas bem-sucedidas são Canadá, Rússia e Estados Unidos.
O uso de IA nessas transações gerou uma reação contrária no uso da tecnologia – para se proteger, há modelos de aprendizado de máquina – conhecido como “machine learning” -, que utilizam inteligência artificial para determinar se uma transação é arriscada ou não. Dessa forma, bancos e clientes da Visa podem se proteger de fraudes ao decidir se vão autorizar ou bloquear uma operação.
Fonte: Valor Econômico.