A WEG, multinacional brasileira com sede em Santa Catarina, anunciou a troca no cargo de presidência da companhia. O engenheiro Harry Schmelzer Jr. deixa o posto após 16 anos e passa o bastão para Alberto Yoshikazu Kuba, que assumiu a liderança da empresa na última segunda-feira (1º). Kuba carrega 22 anos de carreira na WEG.
Harry Schmelzer Jr. deixa o cargo de gestão após um longo processo de expansão internacional e crescimento industrial – a empresa passou a atuar em 135 países e tem valor de mercado estimado em R$ 155 bilhões. De acordo com o ex-CEO, a próxima pessoa a ocupar sua cadeira já estava nos planos dos diretores e do conselho de administração.
“Minha sucessão está sendo pensada há quatro anos. Os diretores da direção geral junto com o conselho de administração e uma consultoria externa foram apontando nomes de executivos internos como futuros sucessores”, diz Schmelzer em entrevista ao Valor Econômico. A nomeação de Alberto Yoshikazu Kuba ocorreu no dia 8 de dezembro de 2023.
O quarto na linha de sucessão, Alberto é o primeiro CEO da companhia que não teve contato com os fundadores. A história do executivo chama atenção – começou como estagiário até assumir a posição de chefe de vendas. Koga foi encaminhado para a China em 2010, em que se tornou diretor comercial e diretor superintendente. 10 anos depois, Yoshikazu ficou à frente da divisão de motores, cargo que ocupa até hoje.
“Não haverá mudanças disruptivas. Onde queremos chegar, os segmentos que estamos visualizando e os mercados que queremos crescer já estão definidos. Minha missão, como executivo, é pegar uma empresa brasileira, que já é grande, e globalizá-la em muitos negócios”, diz Alberto em entrevista.