Wolfgang Lutz é o primeiro austríaco a ganhar o Prêmio Yidan

Wolfgang Lutz, diretor fundador do Centro Wittgenstein, recebeu o prêmio educacional mais conceituado do mundo por sua pesquisa sobre o papel da educação como impulsionadora do desenvolvimento sustentável.

Qual é o impacto a longo prazo do nível de educação de uma população nos desenvolvimentos sociais, econômicos e ecológicos? Como a educação afeta a capacidade de uma sociedade de se adaptar às mudanças climáticas? E qual é o papel da educação em alcançar a igualdade de gênero e o avanço social?

O prêmio mais estimado no setor educacional global

Essas questões fundamentais têm sido o cerne do trabalho científico de Lutz por décadas. Sua pesquisa, que recebeu vários prêmios internacionais, fez uma contribuição significativa para o estabelecimento da educação como uma variável central na análise das mudanças climáticas. Ele agora foi homenageado com o altamente estimado Prêmio Yidan. Com um fundo de projeto irrestrito de 1,7 milhão de euros e um prêmio adicional em dinheiro de 1,7 milhão de euros, o Prêmio Yidan é o maior prêmio educacional do mundo.

“Tive o privilégio de conhecer Wolfgang Lutz por décadas como um colega altamente estimado e cientista social excepcional”, disse o presidente da OeAW, Heinz Fassmann, em uma mensagem de congratulações a Lutz, que é um membro pleno da Academia. “Sua contribuição para grandes projetos de pesquisa internacionais impactou significativamente os campos da demografia, aumentando a reputação da Áustria globalmente. Além disso, ele defendeu efetivamente a educação como um elemento crucial do desenvolvimento sustentável, influenciando decisões políticas. Em nome da OeAW, estendo meus parabéns a ele por seu merecido reconhecimento.”

Financiamento para o desenvolvimento de capacidades de investigação em África e na Ásia

“A educação é a base do progresso humano. Minha pesquisa fornecerá aos formuladores de políticas ao redor do mundo insights sobre o efeito multiplicador da educação para um futuro sustentável. Espero poder usar os fundos do projeto do Prêmio Yidan para apoiar o desenvolvimento de capacidades de pesquisa na África e na Ásia e focar na educação como a chave para fortalecer a resiliência”, diz o laureado Lutz.

O Diretor Geral do IIASA, John Schellnhuber, também estendeu seus parabéns a Lutz. “Tenho o prazer de estender meus mais calorosos cumprimentos ao meu estimado colega Wolfgang Lutz por ter recebido o Prêmio Yidan. Seu trabalho pioneiro em demografia, educação e análise de sistemas revolucionou nossa compreensão das interações entre dinâmica populacional e sistemas educacionais. Este reconhecimento enfatiza o impacto global de sua pesquisa.”

Os congratuladores são acompanhados por Sebastian Schütze, Reitor da Universidade de Viena. “Estou muito feliz por Wolfgang Lutz receber este prestigioso prêmio. O prêmio deixa claro que Wolfgang Lutz é reconhecido internacionalmente como um especialista comprovado em demografia”, acrescenta Schütze.

Educação como variável demográfica chave nas previsões populacionais

Como demógrafo e estatístico social, Lutz foi um dos primeiros pesquisadores a demonstrar o impacto global tangível da educação, capital humano e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem de analisar o nível de educação de uma população ao longo de longos períodos de tempo e examinar seus efeitos nos desenvolvimentos demográficos e sociais estabeleceu o fator educação – juntamente com idade e gênero – como uma variável-chave para previsões populacionais em pesquisas internacionais.

Lutz é o diretor fundador do Wittgenstein Centre for Demography and Global Human Capital, uma joint venture entre o IIASA, a Austrian Academy of Sciences e a University of Vienna. Ele também atua como membro de uma equipe de especialistas das Nações Unidas e foi o autor do relatório global de sustentabilidade “The Future is Now” em 2019.

Vários prêmios

Lutz recebeu vários prêmios de prestígio em reconhecimento ao seu trabalho excepcional, incluindo o Prêmio Wittgenstein do Austrian Science Fund FWF e dois Advanced Grants e um Proof-of-Concept Grant do ERC (European Research Council). Mais recentemente, ele recebeu o Science Prize da Austrian Research Foundation em 2023. Além disso, ele é um dos poucos austríacos selecionados a ser membro da US National Academy of Sciences. Seu trabalho, que foi publicado em mais de 293 artigos científicos e 27 livros, é reconhecido mundialmente e teve um impacto significativo na pesquisa demográfica.

O Yidan Prize foi criado em 2016 pelo filantropo Charles Chen Yidan para reconhecer contribuições à pesquisa e desenvolvimento educacional. A Yidan Prize Foundation tem sede em Hong Kong. Ela visa defender ideias e práticas no campo da educação que podem impactar positivamente a vida de indivíduos e da sociedade.

Sobre a Fundação Prêmio Yidan

A Yidan Prize Foundation é uma fundação filantrópica global, com a missão de criar um mundo melhor por meio da educação. Por meio de seu prêmio e rede de inovadores, a Yidan Prize Foundation apoia ideias e práticas em educação — especificamente, aquelas com o poder de mudar positivamente vidas e a sociedade.

O Prêmio Yidan é o maior prêmio educacional do mundo que reconhece indivíduos ou equipes que contribuíram significativamente para a teoria e a prática da educação. Ele consiste em dois prêmios, trabalhando em harmonia: o Prêmio Yidan para Pesquisa em Educação e o Prêmio Yidan para Desenvolvimento Educacional. Eles são projetados para impacto: os laureados de cada prêmio recebem um fundo de projeto irrestrito de HK$ 15 milhões ao longo de três anos, ajudando-os a ampliar seu trabalho, bem como uma medalha de ouro e um prêmio em dinheiro de HK$ 15 milhões. O fundo do projeto e o prêmio em dinheiro são compartilhados igualmente pelas equipes.

IIASA: iiasa.ac.at/news/sep-2024/wolfgang-lutz-is-first-austrian-to-win-yidan-prize
OeAW:  oeaw.ac.at/news/wolfgang-lutz-als-erster-oesterreicher-mit-yidan-preis-ausgezeichnet-1
Universidade de Viena: www.univie.ac.at

Sair da versão mobile