A XP Investimentos revisou para 11,75% sua projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano, prevendo que o ciclo de aumento dos juros comece já no próximo mês. A plataforma de investimentos também estimou que a taxa básica alcançará 12% em janeiro de 2025, conforme divulgado em um relatório nesta segunda-feira (19)
Anteriormente, a XP Investimentos projetava que a taxa Selic encerraria 2024 em 10,50%, nível em que se encontra atualmente. Para o final de 2025, a XP mantém a expectativa de uma Selic a 12%, embora tenha sinalizado que poderá ajustar essa previsão no futuro.
“O Copom deve iniciar um ciclo moderado de ajuste financeiro já em setembro. Projetamos que a taxa Selic atinja 12%, com um aumento de 0,25 ponto percentual, seguido por duas altas de 0,50 pp e um ajuste final de 0,25 pp em janeiro do próximo ano,” afirmou o relatório, assinado pelo economista-chefe da XP, Caio Megale, e sua equipe.
A corretora também revisou para cima sua expectativa para o IPCA, índice de referência para o regime de metas de inflação, projetando agora uma alta de 4,4% ao final deste ano, em comparação com a previsão anterior de 4,1%.
Para o final de 2025, a XP ajustou sua projeção para o IPCA para 4%, uma redução em relação à estimativa anterior de 4,3%. Vale lembrar que a meta de inflação para 2025 é de 3%, com uma banda de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.