Produtividade, inovação, eficiência e sustentabilidade. Esses pilares estão no DNA da Zilor, uma das principais empresas do setor sucroenergético do país. A companhia, visando transformar o seu planejamento orçamentário, adotou o SAP Analytics Cloud (SAC), solução que reúne funções analíticas e de planejamento em uma única plataforma na nuvem. O projeto foi realizado pela SolvePlan.
Há 79 anos no mercado, a Zilor é uma das principais empresas do setor sucroenergético. Com sede em Lençóis Paulista, em São Paulo, a companhia conta com quatro unidades de produção, sendo: São José, Barra Grande, Quatá e Salto Botelho. Por meio do cultivo da cana-de-açúcar, desenvolve e comercializa os mais diversos produtos, entre eles o açúcar e etanol, em que sua produção é comercializada pela Copersucar, maior empresa brasileira de exportação, a qual possui 12% de participação acionária. Não à toa, na safra 2024/2025, a receita líquida da empresa foi de R$ 3,717 milhões.
Diante de um crescimento exponencial, a organização passou a enfrentar desafios na agilidade em realizar simulações de resultados e gerenciamento das versões de planejamento orçamentário. Além disso, muitas planilhas eletrônicas circulavam por e-mail, o que levava muito tempo para consolidação e pouco tempo para análises, devido ao fato de serem números imprecisos diante da realidade. A companhia utilizava, até então, uma ferramenta de planejamento financeiro, mas que apresentava falhas e complexidade.
Com isso, a Zilor saiu em busca de uma solução que os apoiasse na mudança de cenário. Para isso, a ferramenta deveria atender aos seguintes requisitos: agilidade na consolidação; redução de tempo para análise; promovesse sinergia entre as equipes; tivesse tecnologia de ponta com a IA; executasse revisão nos processos atuais; utilizasse um tempo reduzido de implantação; e, sobretudo, fosse integrada ao SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas, e ao Gatec, ferramenta de gestão especializada no agronegócio – ambas já utilizadas pela companhia.
Após uma rigorosa análise, a empresa escolheu o SAP Analytics Cloud, como explica César Repke, especialista de TI da Zilor. “Tendo em vista a magnitude das operações da Zilor, precisávamos integrar as nossas informações, a fim de obter maior confiabilidade e rapidez na consolidação de dados. Neste sentido, o SAC foi a ferramenta que se encaixou perfeitamente aos nossos requisitos pré-estabelecidos”, diz.
O projeto foi executado em módulos, e foi liderado pela SolvePlan. Em meio aos desafios, fatores de sucesso como o tempo recorde de implementação, simplificação dos processos, governança para acompanhamento do trabalho, comprometimento com o prazo e gestão de mudanças, foram cruciais para garantir o resultado alcançado.
As conquistas foram motivo de satisfação para Alexandre Kuntgen, Partner da SolvePlan. “A Zilor é um importante case para nós. Por se tratar de uma agroindústria, além de realizar a implementação, tínhamos que garantir que o escopo do projeto fosse aplicado sob medida e atendesse as particularidades do setor. Com o SAC, pudemos assegurar que o cliente tivesse uma gestão financeira integrada e, consequentemente, atribuísse maior confiança nos números”, afirma.
A implementação do SAC trouxe um elevado nível de integração entre as ferramentas utilizadas pela empresa, o que gerou, além de uma maior confiabilidade das informações, uma maior velocidade nos processamentos. Entre os ganhos obtidos, estão a eliminação de cerca de 33 planilhas eletrônicas que circulavam mensalmente, e a agilidade na consolidação das informações, com a modernização dos processos que reduziu de 14 dias úteis para apenas um dia.
Ainda, a organização passou a contar com informações mais precisas e rastreáveis em cada módulo para tomada de decisão, acompanhamento diário de Opex que, antes, era feito apenas no fechamento do mês, e, por fim, números conciliados e amarrados proporcionando demonstrativos confiáveis.
Após resultados promissores, a Zilor mantém elevadas suas expectativas. “Até agora, obtivemos um retorno satisfatório, e temos a certeza de que avançaremos ainda mais com o apoio do SAC”, finaliza Repke.