A companhia brasileira do setor sucroenergético Zilor anunciou nesta quinta-feira (3) a venda do controle de sua unidade de biotecnologia, a Biorigin, localizada em Quatá (SP), para a francesa Lesaffre, que atua no setor de biotecnologia.
De acordo com a Zilor, a transação inclui a segregação das operações da unidade em uma nova empresa, da qual a Lesaffre adquirirá 70% por aproximadamente R$ 665 milhões. A Zilor continuará como acionista, mantendo 30% do capital social da nova empresa, segundo o comunicado divulgado ao mercado.
A marca Biorigin será mantida para a produção, comercialização e venda dos produtos. As unidades em Lençóis Paulista (SP) e Macatuba (SP) e os produtos fabricados a partir da fermentação alcoólica e fermentação de cerveja dessas localidades continuarão a ser produzidos e vendidos pela Zilor.
A conclusão da operação ainda depende do cumprimento de determinadas condições, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As análises concorrenciais do Cade são baseadas em critérios legais previstos na Lei 12.529/11, no Regimento Interno do Cade, no Guia para Análise Econômica de Atos de Concentração Horizontal, na Resolução 2 do Cade e na própria jurisprudência do órgão.
“Até finalizada a transação, a Biorigin e a Lesaffre permanecerão totalmente independentes, conduzindo seus negócios normalmente”, afirmou a Zilor no comunicado.