12 cursos de IA mais buscados pelas empresas

Getty Images

Muito se fala sobre a importância de profissionais estarem em constante desenvolvimento no mercado, independentemente do nível hierárquico. Diversas companhias já estão tomando a frente desse processo e capacitando os seus times em novas tecnologias, especialmente na Inteligência Artificial (IA), como vemos em um levantamento da Alura Para Empresas. Segundo a base de dados da unidade de negócios da Alura, mais de 1.150 empresas já iniciaram cursos sobre o tema em sua plataforma. Entre os mais de 30 cursos de IA já disponíveis no portfólio, os 12 mais procurados até o momento são:

Para Adriano Almeida, COO da Alura e líder da Alura Para Empresas, a procura pelos cursos mostra que muitas organizações e profissionais já entenderam que a IA pode ajudar a acelerar negócios e adaptar rotinas à era digital. “Essa tecnologia não é uma ameaça aos empregos, mas sim uma potencializadora de performances, já que auxilia na análise de dados, processa grandes volumes de informações em tempo real e gera insights relevantes para a tomada de decisões estratégicas. Ou seja, é evidente que o ChatGPT e outras ferramentas desta categoria precisam compor o processo de lifelong learning”, afirma.

Com a crescente procura de empresas por especializações em IA, serão lançados novos cursos dessa temática na plataforma até o fim do ano. Para aprimorar a experiência de aprendizado, a Alura Para Empresas também acaba de disponibilizar uma novidade: a Luri, primeira IA que tira dúvidas e corrige exercícios dos profissionais que realizam os cursos na plataforma, também está disponível para as empresas clientes e seus colaboradores. Idealizada para apoiar o processo de estudo, ela foi desenvolvida com a API da OpenAI, a mesma companhia que criou o ChatGPT, e treinada com materiais da própria Alura.

IA em diversas áreas

Dentre os cursos de IA mais realizados pelas companhias com a Alura Para Empresas, nem todos são dedicados exclusivamente aos times tech. Muito pelo contrário, há uma movimentação de incorporar o domínio dessas tecnologias nas mais diferentes áreas das organizações.

No Marketing, por exemplo, algumas aulas vêm ajudando especialistas na aceleração da criação de campanhas patrocinadas, o que resulta em um melhor ROI dos anúncios. Já no setor financeiro, os conteúdos são úteis para combinar a IA aos softwares de gestão orçamentária e simplificar análises e planejamentos. Além, é claro, das equipes de tech, em que a aprendizagem em ferramentas como o Github Copilot auxilia na geração de códigos do dia a dia.

Sair da versão mobile