• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 15 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inteligência Artificial (IA)

26% de matrículas em IA são de mulheres brasileiras, segundo Coursera

As mulheres representam 32% das matrículas globais de GenAI na Coursera

Redação por Redação
10/03/2025
em Inteligência Artificial (IA)
A A

LEIA TAMBÉM

Pequenos negócios aderem à inteligência artificial para ganhar produtividade

Estudo afirma que 69% dos CFOs consideram uso da IA como central para a transformação financeira

A Coursera, uma das principais plataformas globais de aprendizado online, lançou o playbook ‘Fechando a Lacuna de Gênero nas Habilidades de GenAI’, um novo recurso voltado para enfrentar a lacuna de gênero nas habilidades de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no Brasil. O playbook explora estratégias acionáveis para capacitar mais mulheres a aproveitar o GenAI e destaca a necessidade urgente de esforços contínuos para construir um ambiente de IA mais inclusivo e equitativo.

Atualmente, as mulheres representam 32% das matrículas globais de GenAI na Coursera. No Brasil, elas correspondem a 26,6% dos alunos de GenAI—um número que, embora reflita os esforços contínuos para aumentar a participação feminina em STEM, também sublinha a lacuna de gênero que ainda persiste nesse campo. Embora a educação em IA no Brasil continue a expandir rapidamente, a necessidade de estratégias direcionadas para garantir acesso equitativo às oportunidades de GenAI permanece.

Diante dessa disparidade, o interesse por habilidades em IA continua a crescer. Em 2024, o Brasil registrou um aumento superior a 1000% nas matrículas para cursos de GenAI. As mulheres representam apenas 35% dos graduados universitários nas áreas de STEM nos países do G20. No entanto, a representação feminina na força de trabalho é relativamente mais alta, com 52% no setor público e 40% no setor privado, ocupando 41% das posições de gestão. Isso destaca o desafio de traduzir o progresso educacional em maior avanço profissional e reforça a necessidade de mais ações para impulsionar a inclusão de gênero na liderança tecnológica e além.

A Dra. Alexandra Urban, Líder de Pesquisa em Ciência da Aprendizagem da Coursera, afirmou: “O cenário de IA em rápido crescimento no Brasil apresenta uma oportunidade única de reduzir as lacunas tradicionais de gênero na tecnologia. Com as mulheres representando apenas 26,6% dos alunos de GenAI no país, expandir o acesso à educação em IA e garantir caminhos claros para cargos de liderança é fundamental. Abordar desafios como lacunas de confiança, relevância na carreira e acessibilidade capacitará mais mulheres a aproveitar o GenAI, promover a inovação e impulsionar a transformação digital e o crescimento econômico do Brasil.”

O playbook destaca as barreiras sistêmicas que dificultam a participação das mulheres em GenAI e identifica os principais desafios que precisam ser superados. As lacunas de confiança, por exemplo, reduzem a persistência.

A autoeficácia desempenha um papel crucial nos resultados de aprendizagem, e as mulheres muitas vezes hesitam em participar de cursos de GenAI devido à falta de confiança, mesmo quando possuem as habilidades necessárias. Na Coursera, as mulheres têm seis vezes mais chances de se inscrever em cursos de GenAI para iniciantes do que em cursos intermediários, o que indica uma preferência por pontos de entrada estruturados e acessíveis.

Além disso, muitas mulheres citam a “falta de tempo” como o principal motivo para interromper cursos de STEM, refletindo a realidade de equilibrar responsabilidades de cuidado e trabalho. A incerteza sobre como a IA e o GenAI se aplicam às carreiras também leva à hesitação.

A falta de caminhos de aprendizagem claros e de políticas de IA por parte dos empregadores agrava ainda mais a situação. A percepção de que o GenAI não tem relevância para suas carreiras também desestimula as mulheres.

Apenas 36% delas acreditam que o GenAI pode impulsionar suas carreiras, contra 45% dos homens. No entanto, as mulheres tendem a se engajar mais quando o GenAI é apresentado por meio de aplicações práticas em áreas como saúde, educação ou indústrias criativas. Estudos de caso do mundo real e cursos interdisciplinares têm se mostrado eficazes para aumentar as taxas de participação e conclusão.

As percepções da Coursera são projetadas para equipar as mulheres com estratégias para prosperar no campo em rápida evolução do GenAI, alinhando-se ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, cuja execução bem-sucedida poderia aumentar o PIB do Brasil em até 4% até 2030. Aumentar a participação feminina no GenAI será fundamental para avançar nas ambições de transformação digital e de IA do país, e será imprescindível para que planos como o PBIA sejam bem-sucedidos, colocando o Brasil em um caminho rumo a uma economia digital e orientada por IA mais equitativa.

Tags: EmpresasInteligência ArtificialMercadoMulheres
Anterior

Digitalização amplia oportunidades de trabalho no agronegócio

Próximo

Agro vai puxar PIB em 2025, afirma presidente de Abag

Redação

Redação

Leia também

Pequenos negócios aderem à inteligência artificial para ganhar produtividade e escalar vendas
Inteligência Artificial (IA)

Pequenos negócios aderem à inteligência artificial para ganhar produtividade

por João Pedro Camargo Corenciuc

Em um mercado que exige respostas rápidas, personalização e decisões baseadas em dados, a inovação deixou de ser um diferencial...

Leia maisDetails
Estudo IBM na Febraban: 69% dos CFOs consideram uso da IA como central para a transformação financeira, incluindo nos bancos

Estudo afirma que 69% dos CFOs consideram uso da IA como central para a transformação financeira

Meta negocia compra de participação de US$ 14,8 bilhões na startup de IA Scale AI

Meta pagará quase US$ 15 bilhões por participação na Scale AI

Brasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inéditoBrasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inédito

Brasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing

Serpro leva inteligência artificial e segurança digital ao centro do debate no Febraban Tech 2025

Serpro leva inteligência artificial e segurança digital ao centro do debate no Febraban Tech

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

Próximo
Projeto Agropalma encontra macaco ameaçado de extinção em área monitorada

Agro vai puxar PIB em 2025, afirma presidente de Abag

Projeto ‘Missão Oceano’ recolhe 7 toneladas de zonas costeiras de SP

Projeto 'Missão Oceano' recolhe 7 toneladas de zonas costeiras de SP

CARBON projeta crescimento de 20% e reforça liderança global 

CARBON projeta crescimento de 20% e reforça liderança global 

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.