• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 11 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

29 de novembro será o dia mais movimentado para compras do fim de ano

Experiências satisfatórias e promoções bem planejadas serão os principais diferenciais para os varejistas no período

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
11/10/2024
em Economia, PME & Negócios
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Pesquisadores de São Paulo já podem se inscrever no Prêmio iCS de Economia & Clima 2025

Trump adia tarifaço para 1º de agosto com novo decreto

A Sensormatic Solutions, portfólio de soluções de varejo da Johnson Controls (NYSE: JCI), acaba de divulgar sua previsão anual dos dias de maior movimento para as compras de fim de ano em todo o mundo. No Brasil, a sexta-feira 29 de novembro (Black Friday) será o dia mais movimentado. O grupo de consultoria e análise de tráfego de varejo da Sensormatic Solutions faz suas projeções a partir dos dados históricos de tráfego de sua solução ShopperTrak Analytics.

A Sensormatic também divulgou os resultados de sua pesquisa sobre o comportamento do consumidor durante a temporada de festas na América Latina, que indicam que, apesar da alta participação nas compras durante o período, o movimento começará mais cedo, com 33% dos latino-americanos dizendo que farão suas compras em novembro e 24% em dezembro.

“O período da Black Friday até a véspera do Ano Novo é crucial para os varejistas, e cada ano apresenta oportunidades únicas para otimizar as estratégias e encantar os compradores na loja”, afirma Rodolfo Almeida Arruda, Country Leader Brasil do ShopperTrak Analytics da Sensormatic Solutions.

As projeções da Sensormatic Solutions se baseiam em uma análise profunda dos dados históricos, das tendências atuais do comportamento dos compradores, dos feriados internacionais e dos principais eventos.

Com base nos dados de tráfego da Sensormatic Solutions, a empresa prevê que os 5 dias de maior movimento de compras no Brasil serão:

  1. 29 de novembro – sexta feira, Black Friday
  2. 23 de dezembro – segunda-feira véspera de Natal
  3. 30 de novembro – sábado pós-Black Friday
  4. 22 de dezembro – domingo véspera de Natal
  5. 14 de dezembro – sábado antevéspera de Natal
     

Além disso, a pesquisa de comportamento do consumidor revela que:

  • 89% dos entrevistados ainda preferem visitar as lojas e apenas 6% usariam os serviços de compras online para retirada na loja;
  • 17% dos compradores abandonariam a loja devido à saturação nos pontos de checkout;
  • 64% dos compradores afirmam que medidas de segurança visíveis (como equipe de segurança, câmeras de vigilância e etiquetas de vigilância eletrônica nos itens do EAS) fazem com que se sintam mais confortáveis ao fazer compras, e 10% desses entrevistados só se sentirão seguros se virem essas medidas nas lojas;
  • Além do preço (54%), longas filas no caixa (25%), itens fora de estoque (18%) e preocupações com a segurança relacionadas a furtos (14%) são fatores que podem afetar a experiência de compras nas festas de fim de ano.
     

O que isso significa para os varejistas

Os dados comportamentais do consumidor e as previsões de tráfego fornecem um ponto de partida sólido para os varejistas que desejam refinar e atualizar suas práticas e promoções rumo ao último trimestre do ano. No entanto, o uso de dados históricos de tráfego é fundamental para aproveitar ao máximo o pico de tráfego que se aproxima, proporcionando ótimas experiências aos clientes, criando fidelidade à marca e maximizando as vendas.

A análise das principais métricas, como horários de pico de tráfego, dados demográficos dos compradores e outros, pode ajudar os varejistas a:

  • Otimizar a equipe e a programação para acomodar os períodos de pico;
  • Aperfeiçoar o merchandising, o gerenciamento de estoque e o atendimento de pedidos em todos os canais de vendas;
  • Proporcionar segurança aos consumidores e à equipe da loja;
  • Ofereça promoções personalizadas.
     

“À medida que os varejistas se esforçam para criar fidelidade e os compradores planejam gastar mais, eliminar pontos problemáticos comuns, criar opções de compras flexíveis, personalizar e simplificar as experiências de ponta a ponta será crucial para o sucesso da temporada de festas”, conclui Arruda.

Tags: Black FridayComprasFim de ano
Anterior

Henry & Klauss assinam contrato com o Disney+ para gravação de show no RJ

Próximo

Veja 3 erros que você não deve cometer ao empreender 

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Pesquisadores de São Paulo já podem se inscrever no Prêmio iCS de Economia & Clima 2025
Economia

Pesquisadores de São Paulo já podem se inscrever no Prêmio iCS de Economia & Clima 2025

por Jhulia Caballero

Estudos científicos que analisem os impactos das mudanças climáticas sobre a economia brasileira poderão concorrer ao Prêmio iCS de Economia...

Leia maisDetails
Trump adia tarifaço para 1º de agosto com novo decreto

Trump adia tarifaço para 1º de agosto com novo decreto

Poupança Brasileira Registra Primeira Captação Líquida Positiva em 2025, Aponta Banco Central

Poupança no Brasil perde R$ 49,6 bilhões no 1º semestre

Investimento Estrangeiro em Ações Brasileiras Apresenta Saldo Positivo de US$ 1,88 Bilhão em Maio, Aponta BC

Dólar reforça alta após anuncio de novas tarifas

Trump promete tarifa extra de 10% para nações próximas ao BRICS

Trump promete tarifa extra de 10% para nações próximas ao BRICS

Banco Central informa vazamento de chaves do Pix

Banco Central suspende mais três instituições financeiras

Próximo
Veja 3 erros que você não deve cometer ao empreender 

Veja 3 erros que você não deve cometer ao empreender 

Expansão do agronegócio provoca alta de 30% na procura de certificação para atuar no mercado de crédito agrícola

Expansão do agronegócio provoca alta de 30% na procura de certificação para atuar no mercado de crédito agrícola

Hi, what is your name? Conheça os mitos e verdades de ter o inglês como segunda língua

Hi, what is your name? Conheça os mitos e verdades de ter o inglês como segunda língua

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.