Durante a NRF’s Retail Big Show 2024, maior evento do varejo mundial realizado em Nova York (EUA), amplas discussões aconteceram sobre o futuro do setor. Com grandes mudanças no segmento nos últimos anos, como a crescente competitividade, necessidade de investimento na melhora da experiência do consumidor nos ambientes online e offline e aumento na busca por produtos com melhor relação custo-benefício e que sejam sustentáveis, o que fazer para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes continua na pauta de empreendedores, lojistas, empresários e dirigentes industriais.
Executivos da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, estiveram presente no NRF e destacam temas como experiência do cliente, retail media, omnicanalidade, ESG e inovação como os pontos altos da feira.
Confira as 3 tecnologias de destaque:
Inteligência artificial (IA)
Apesar de já ter sido bastante falada nos anos anteriores, a IA continua sendo uma forte tendência para 2024. Isso porque agora ela pode ter diferentes usos, como a automatização do processo de precificação e a otimização da margem de lucro dos produto.
Cloud
Ao criarem ambientes colaborativos na nuvem, as empresas conseguem tornar mais prático seus processos. Oferecer um ambiente único no qual o varejo gerencia, em parceria com os fornecedores, a entrega dos pedidos efetuados, acompanhando status, nível de serviço e performance de cada indústria ou distribuidor.
Automação de processos
Para facilitar as tarefas empresariais, ferramentas de automação de processos já estão disponíveis no mercado. Possibilitando a realização da troca eletrônica de documentos de transporte entre fabricantes, varejos, operadores logísticos e distribuidores de forma automática e padronizada.