4 tendências do mercado autônomo para 2024

Segundo pesquisa, autoatendimento saltará de US$ 4,88 bilhões para US$ 13,98 bilhões em sete anos

De acordo com o estudo Self-Checkout System Market Size”, elaborado pela Fortune Business Insights, o mercado global de autoatendimento deve crescer de US$ 4,88 bilhões em 2023 para US$ 13,98 bilhões até 2030. Neste cenário, Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, revela que a estimativa é de que, no Brasil, existam cerca de 10 mil lojas operando neste modelo de negócio e que o segmento continuará em alta. 

As lojas autônomas não estão mais em fase de descoberta, pelo contrário, hoje, o autoatendimento já é um modelo de negócio consolidado que tende a continuar em expansão devido ao fato de o consumidor moderno valorizar a agilidade e proximidade nas compras”,  explica Córdova. 

Nesta conjuntura, o CEO do market4u, rede classificada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising como a 4ª maior microfranquia do país, lista 4 tendências do mercado autônomo para 2024. Confira:

Social Commerce como atrativo

Utilizando a internet para divulgar o modelo de negócio e ações promocionais de produtos e serviços, o market4u, que faz questão de mostrar a personalidade da empresa nas redes sociais, é prova prática de que o Social Commerce atrai a atenção de potenciais clientes. “Nossa campanha de Dia das Crianças passou das 10 milhões de visualizações em nosso Instagram e gerou grande impacto nas pesquisas pela nossa marca nos mecanismos de busca, trouxe um aumento significativo de síndicos e empresas interessados em adquirir um mercado autônomo”, conta Córdova.

Transformação de pontos de venda em pontos de experiência

De acordo com dados da Business2Community,  divulgados pela Zendesk, 59% dos clientes nunca mais farão negócios com uma empresa na qual tenham vivido uma experiência negativa de atendimento. É neste cenário que o CEO do market4u, alerta para o fato de que os consumidores atualmente buscam não somente pelo produto que está sendo adquirido, mas também por uma experiência completa. “Hoje, mais do que nunca, é necessário aprimorar a jornada de compra, de forma a proporcionar uma experiência excelente, ao ponto de criar um laço emocional com o consumidor”, comenta Córdova.

Layout personalizado

Conforme o relatório “CX Trends 2023”, elaborado pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem experiências do cliente fluídas, personalizadas e integradas. Neste aspecto, Córdova afirma que um ambiente customizado, organizado e completo é muito mais atrativo para o cliente. “Quando oferecemos espaços singularizados, os clientes passam mais tempo nele, se tornam promotores do modelo de negócio no ambiente em que está instalado. Desta forma, diminui-se o número de furtos e também a taxa de manutenção de equipamentos”, explica o executivo.

Consolidação em ambientes corporativos

Desde o fim da pandemia, as empresas têm enfrentado dificuldades para a volta do trabalho presencial. De acordo com uma pesquisa efetuada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros trocariam de emprego pelo home office. Neste cenário, as corporações têm buscado cada vez mais benefícios considerados diferenciais atrativos e estão enxergando os mercados autônomos como alternativa.

Sair da versão mobile