Uma pesquisa global da Freshworks, líder mundial em softwares empresariais impulsionados por Inteligência Artificial (IA), revelou que o uso de IA no trabalho está aumentando a satisfação dos colaboradores, favorecendo a retenção de empregos e remuneração, e até mesmo ampliando as perspectivas de carreira.
O levantamento, que entrevistou mais de 4.000 trabalhadores e tomadores de decisão de diversas indústrias e departamentos nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia, mostrou que 55% dos líderes buscam habilidades em IA ao considerar promoções de colaboradores.
Além disso, 38% dos funcionários afirmaram que a IA já os ajudou a conquistar um aumento salarial ou uma promoção, enquanto 46% indicaram que considerariam mudar de emprego por funções que aproveitassem melhor a IA.
A pesquisa da Freshworks abrangeu diversas funções, incluindo colaboradores individuais (23%), gerentes (29%) e executivos (15%), em setores-chave como TI, finanças, vendas, recursos humanos, atendimento ao cliente e marketing.
Segundo o estudo, a IA proporcionou um alívio significativo para profissionais de diversos setores em 2024: ela economizou mais tempo para as pessoas, mas também restaurou o propósito e a positividade no trabalho.
De acordo com a pesquisa da Freshworks, quase todos os funcionários (98%) disseram que já estão recuperando tempo em seu dia de trabalho por causa da IA, e estão reinvestindo esse tempo de três maneiras: sendo mais produtivos (71%), fazendo um trabalho mais criativo ou complexo (66%) e treinando ou orientando outros funcionários (67%).
No entanto, 38% dos trabalhadores afirmam que nunca seriam capazes de acompanhar a sua carga de trabalho se não fosse pela IA – aumentando para 49% no caso da liderança. Por essa razão, quase todos (92%) os profissionais desejam direcionar alguma parte de seu trabalho para a IA. A pesquisa da Freshworks ainda mostra que 57% dos funcionários acreditam que a IA nunca eliminará funções, apenas transferirá responsabilidades.
De acordo com Mika Yamamoto, Diretora de Marketing e Cliente da Freshworks, a pesquisa sugere uma mudança para uma nova fase da IA. “A IA que prioriza as pessoas não substitui as pessoas, ela trabalha junto delas. Ela pode transformar organizações removendo o trabalho repetitivo e acelerando a produtividade, permitindo que as pessoas façam mais com menos, melhorando a satisfação do cliente e do funcionário. A IA também está liberando tempo e recursos para reinvestimento em inovação e trabalho mais estratégico”, afirma Mika.
A Freshworks conduziu este estudo usando uma pesquisa on-line, preparada pela Method Research e distribuída pela PureSpectrum, entre 4.000 adultos com mais de 18 anos que são funcionários assalariados em tempo integral atualmente trabalhando em cargos administrativos, com 1.000 nos Estados Unidos, 1.000 no Reino Unido e 500 em cada um dos seguintes países: Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia.