80% dos consumidores tiveram contato com fraudes no último ano

Por outro lado, os consumidores na América Latina estão mais conscientes da necessidade de segurança online

O número de latinos conectados à internet cresce a cada dia. De acordo com um relatório divulgado pela GSMA em outubro deste ano, o percentual total da população da América Latina com acesso à conectividade móvel atingiu 61%, representando 410 milhões de usuários móveis—um aumento significativo em relação ao último relatório de 2015, quando o total era de 36%.

No Brasil especificamente, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais tinha acesso à internet em 2023, totalizando 156 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação 

De acordo com o LATAM Veriff Fraud Index 2024, realizado com entrevistados do Brasil, Colômbia e México, as fraudes estão em ascensão na América Latina, com quase 80% dos consumidores que responderam encontrando atividades fraudulentas ou suspeitas pelo menos uma vez entre março de 2023 e março de 2024. Em outros países analisados pelo Veriff Fraud Index 2024 (que entrevistou 1.000 indivíduos nos EUA e na Europa, mais especificamente no Reino Unido, Espanha, Itália e França), essa média foi de apenas 47,75%.

Cerca de 60% dos entrevistados relataram ter se deparado com atividades criminosas pelo menos quatro vezes no último ano, com quase 16% dos brasileiros afirmando ter visto tais atividades cinco ou mais vezes—mais do que em qualquer outro país latino-americano no estudo.

Entre os brasileiros que enfrentaram o problema, ele é mais comum na faixa etária de 35 a 44 anos: quase 75% relataram situações semelhantes, o que, segundo a pesquisa da Veriff, pode estar relacionado ao fato de que esse grupo etário usa as ferramentas mais visadas pelos criminosos com maior frequência.

Dados coletados pela Veriff indicam que os consumidores latino-americanos exigem medidas robustas de segurança, especialmente em serviços financeiros, que é uma das áreas mais sensíveis a fraudes online. Mais de 91% dos entrevistados exigem que os provedores implementem medidas de segurança, como verificação de identidade com documentos de identidade e selfies. 

“Os consumidores latino-americanos enfrentam muitas ameaças online. No entanto, eles sabem como se manter seguros. Portanto, se as empresas quiserem se destacar na região, precisam adotar ferramentas de segurança de ponta”, alerta Ira Bondar, Gerente Sênior do Grupo de Fraudes da Veriff.

Atenta a isso e com o objetivo de oferecer tecnologia de ponta no campo da segurança online, a Veriff está focada na melhoria contínua de suas soluções já reconhecidas. Veriff anunciou melhorias em sua solução de autenticação biométrica, com foco em processos de verificação de identidade mais ágeis.

As atualizações incluem recursos avançados de detecção de fraudes, verificação de vitalidade e prevenção de falsificação, prometendo reduzir os roubos de contas em até 90%. Além disso, a solução agora analisa mais de 30 sinais de risco e é capaz de detectar e bloquear mídias sintéticas ou geradas por IA.

O foco da Veriff no Brasil se tornou ainda mais evidente nos últimos meses, com executivos presentes fisicamente no país para participar de eventos relevantes do setor, conectar-se e desenvolver parcerias com outras empresas brasileiras. Kaarel Kotkas, CEO e cofundador da Veriff, esteve presente e falou no Web Summit 2024, e agora, Júlia Monteiro, executiva sênior de contas da Veriff e representante da empresa no Brasil, participou do RD Summit 2024.

Globalmente, a Veriff opera em 230 países e territórios e trabalha com grandes fintechs europeias, como Wise e Monzo, para fornecer serviços de conformidade e mitigação de fraudes em pagamentos e cartões, além de com a Bolt para verificação de motoristas. Na América Latina, a empresa já oferece suas soluções para Solventa (Brasil), Kueski (México) e Juancho te Presta (Colômbia) e busca expandir suas ofertas de serviços na região.

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