O LinkedIn alcançou um marco significativo no Brasil, atingindo 75 milhões de usuários, o que representa mais de 60% da força de trabalho nacional. Esse crescimento foi especialmente impulsionado pela Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), cuja presença na plataforma aumentou de 2,5% em 2010 para 40% em 2024. Este grupo é o que mais cresce no LinkedIn, ficando atrás apenas dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), que representam 51% dos usuários.
De acordo com um levantamento da rede social comandada pela Microsoft, as áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor – cargos considerados “linha de frente” – são aquelas onde a Geração Z está mais presente.
A plataforma destaca que a proporção de profissionais da Geração Z no LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira, sinalizando um interesse particular desses jovens em se envolver em setores-chave da economia.
Os usuários brasileiros do LinkedIn em geral são provenientes de setores como serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação. A plataforma tem sido um recurso essencial para muitos profissionais, com 65% dos usuários utilizando a rede para se candidatar a empregos, e para mais de um quarto deles, é a principal ferramenta para essa função.
O LinkedIn revelou que quase 50 milhões de profissionais acessam a rede todas as semanas para buscar oportunidades, manter conexões e aprender. Para o próximo ano, a plataforma planeja investir ainda mais em inteligência artificial (IA), com novidades já previstas para os próximos meses, visando aprimorar a experiência dos usuários e oferecer recursos mais personalizados e eficientes.