A PricewaterhouseCoopers (PwC) no Reino Unido anunciou que começará a rastrear o local de trabalho de seus funcionários como parte de uma iniciativa para reduzir a prevalência do trabalho remoto e incentivar mais presença no escritório.
Essa medida faz parte dos esforços da empresa para modificar a atual cultura de trabalho, que tem sido fortemente influenciada pelo aumento do trabalho em casa desde a pandemia. A PwC espera que essa mudança ajude a reforçar a colaboração entre as equipes e a manter a cultura organizacional.
A empresa implementará uma nova política a partir de 1º de janeiro de 2025, que exigirá que seus 26 mil funcionários trabalhem no escritório ou com clientes por pelo menos três dias por semana, o que equivale a 60% do tempo de trabalho.
Essa mudança visa reduzir a cultura de trabalho remoto que havia se estabelecido e formalizar uma abordagem mais consistente para a presença física no ambiente de trabalho. Anteriormente, as diretrizes sugeriam de dois a três dias no escritório, mas não eram seguidas de forma uniforme.
Em um comunicado à imprensa publicado on-line, Laura Hinton, sócia-gerente da PwC UK, afirmou que “O trabalho presencial é extremamente importante para uma empresa de pessoas como a nossa, e a nova política faz com que o equilíbrio de nossa semana de trabalho passe a ser ao lado de clientes e colegas”.
As evidências coletadas pelo CIPD, o órgão profissional do setor de recursos humanos do Reino Unido, sugerem que as empresas com um modelo de trabalho híbrido geralmente avaliam positivamente o desempenho dos funcionários que trabalham em casa, de acordo com Claire McCartney, gerente de políticas e práticas da organização.
“Faz sentido para os negócios que os funcionários ou as equipes estejam juntos em determinados dias específicos, em vez de os empregadores precisarem que todos estejam presentes porque não confiam que as pessoas tenham um desempenho eficaz remotamente”, disse ela.