A Arco Educação assinou um acordo com a OpenAI, empresa referência mundial no desenvolvimento de Inteligência Artificial, para o desenvolvimento do co-piloto do ensino que promete trazer ganhos para alunos, professores e escolas que utilizam os sistemas de ensino da Arco.
o Assistente do Professor apoia o professor no processo de correção de provas, inclusive de questões com respostas dissertativas, ajuda a planejar aulas e a adaptar conteúdo inclusivo para alunos com algum tipo de necessidade especial. “Os primeiros testes mostraram ganhos de 25% no tempo na correção das provas”, explica Ari de Sá Neto, fundador e CEO do grupo Arco Educação.
Na ferramenta desenvolvida pela Arco, o professor revisa e complementa as sugestões do aplicativo: “As correções feitas pelo assistente tiveram 91% de concordância dos professores. Em 9% dos casos, os professores fizeram algum tipo de ajuste nas notas”, diz Mariana Penido, diretora geral da Arcotech, braço do grupo responsável pelo desenvolvimento de tecnologia educacional.
“Os ajustes são importantes porque mostram tanto que os professores se envolveram nas experiências quanto deixam claro que a decisão continua sendo humana. O professor tem total autonomia para alterar as sugestões do Assistente do Professor e até mesmo para optar por não utilizá-lo”, conforme explicado pela diretora.
Com mais de 3 milhões de alunos e 9 mil escolas utilizando seus sistemas, a Arco percebeu que o uso da Inteligência Artificial poderá trazer ganhos importantes para todos os envolvidos com a educação. Depois da fase de testes, o Assistente de Planejamento do Professor estará disponível para todas as escolas que utilizam os sistemas de ensino do Grupo Arco, com lançamentos graduais após testes criteriosos.