As promoções de novembro, como a Black November e Black Friday, são algumas das datas mais esperadas do ano e geram expectativas para varejistas e consumidores. O levantamento realizado pela Rcell constata que cerca de 70% dos varejistas entrevistados em 13 estados do Brasil esperam um crescimento no faturamento em comparação a 2023, que teve a maior venda histórica em unidades. O especialista em direito tributário e diretor da Mix Fiscal, Fabrício Tonegutti, alerta sobre a importância do planejamento tributário em dia para não prejudicar as vendas.
“A Black November impulsiona as vendas em diversos segmentos, porém os varejistas precisam ficar atentos as tributações, entender as implicações fiscais das promoções e vendas é fundamental. É necessário ter atenção à retenção de impostos, considerar o pagamento de impostos diferidos ou adiar despesas para reduzir a carga tributária durante esse período”, orienta o diretor da Mix Fiscal, empresa com 20 anos de experiência em inteligência tributária para o varejo.
A pesquisa também revelou que para 75% dos varejistas o planejamento das promoções de Black November começa dois meses antes do evento. A principal estratégia para se preparar para o aumento da demanda é a antecipação das negociações com os fornecedores, garantindo um estoque adequado para atender ao fluxo de vendas.
O perfil do consumidor é outro dado que chama a atenção na pesquisa: 57% são mulheres de até 44 anos, consolidando o público feminino como decisor de compra. A escolha do tipo de varejo é outro ponto considerável, com 64% optando por varejos que oferecem os melhores preços, 28% pelos que contam com entrega grátis, 25% optam pela disponibilidade, 17% pelo parcelamento e 16% pela facilidade de comparar os produtos.
“Analisando os dados percebe-se que as expectativas positivas predominam para as vendas em novembro. Entretanto, enfatizo que a tributação no Brasil é notoriamente complexa, com quantidade excessivas de normas editadas e grande quantidade de impostos. A chave é ser proativo garantindo a manutenção do cadastro de produtos atualizando diariamente, já que tudo muda o tempo todo. Treinar a equipe e contar com apoio especializado é o segredo do sucesso”, conclui Tonegutti.